29 de outubro de 2014

Cidade do Fogo Celestial - Cassandra Clare

Os Instrumentos Mortais #6
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera
Número de páginas: 534
Avaliação: 
ERCHOMAI, Sebastian disse. Estou chegando. Escuridão retorna ao mundo dos Caçadores de Sombras. Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior Nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo — deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e último capítulo da saga Os Instrumentos Mortais. |Skoob|
Acabou... =')

Minhas expectativas para esse livro estavam baixas, eu não tinha amado os dois últimos livros - Cidade dos Anjos Caídos e Cidade das Almas Perdidas - mas, para a minha completa alegria eu simplesmente AMEI a conclusão dessa série que eu gosto tanto! Ainda assim a trilogia As Peças Infernais continuam sendo minha preferida. 
E por falar em As Peças Infernais, aconselho que a trilogia seja lida antes desse volume final, porque apesar de serem séries distintas, muitos personagens vão aparecer por aqui, e tudo fica muito mais intenso quando você já os conhece - e AMA. 

Agora vamos ao que interessa, se você não leu os livros anteriores, pule essa resenha para evitar spoilers. :)

Em Cidade do Fogo Celestial a coisa está fervendo. Jace finalmente foi separado da ligação infernal que tinha com Sebastian, mas agora carrega o fogo celestial nas veias, e não sabe bem como utilizá-lo. Sebastian Morgenstern continua completamente louco e está invadindo os Institutos e transformando os Caçadores de Sombras em Crepusculares, através do Cálice Infernal. Dessa forma ele está criando um exercito sombrio e muito difícil de combater.

Os Caçadores de Sombras então se reúnem em Idris, na tentativa de se defender e descobrir uma maneira de parar Sebastian, mas nem mesmo as torres demoníacas parecem conseguir protegê-los. O caos está instalado.
Quando uma grande traição acontece, Clary, Jace, Simon, Alec e Isabelle irão fazer de tudo para salvar aqueles que amam e impedir que Sebastian destrua o mundo em que vivem, nem que para isso tenham que mergulhar em um reino demoníaco, de onde nenhum outro ser humano jamais retornou.

Ave Atque Vale - Saudações & Adeus

Cassandra Clare derrubou todos os forninhos com esse livro. Sério.
Eu tive todas as sensações possíveis durante a leitura: Raiva, indignação, tédio, tristeza, surpresa e amor. Para mim, a autora fechou com chave de ouro, finalizando com maestria a história de todos os personagens (seja de maneira feliz ou não) e introduzindo lindamente os personagens da nova trilogia que se passará no mesmo mundo (The Dark Artifices). Estou mais do que satisfeita.

Heróis nem sempre são os que vencem. Algumas vezes, são os que perdem. Mas eles continuam lutando, continuam voltando. Não desistem. É isso que faz deles heróis. 

Jace e Clary amadureceram muito, mas continuam querendo salvar o mundo sozinhos. Fiquei irritada com algumas situações, é claro, não seria eu se isso não acontecesse. Algumas resoluções foram muito simples, tipo "sério?", mas mesmo assim não tirou o brilhantismo da trama. O livro tem clichês? Tem sim, vários. Mas eu sou aquela que ama clichês, desde que eles sejam bem utilizados.

Se eu não gostava muito do Simon nos dois primeiros livros, posso afirmar que nos últimos três ele tem me agradado muito, praticamente se tornando meu personagem preferido. Alec também se mostrou essencial, confesso que nunca dei muita bola para ele, acho que Magnus o ofuscava um pouco, mas gostei da forma como Cassandra Clare desenvolveu sua história.

Porque o mundo não é dividido entre especiais e comuns. Todos têm potencial para serem extraordinários.

Falando em Magnus, seu carisma é surpreendente, e eu fiquei o tempo todo torcendo para que ele fosse feliz, finalmente. Emma e Julian são dois dos personagens novos, mas já dá para imaginar que a nova trilogia vá ser ainda melhor, estou bem empolgada. E estou ansiosa também para ler o conto do Simon também.

Existem coisas que queremos, por baixo do que sabemos, por baixo até mesmo do que sentimos. Existem coisas que nossas almas desejam, e a minha deseja você. – Simon para Isabelle  

Muita coisa boa vem por aí, e eu não me canso da Cassandra Clare. Como se cansar de uma autora que sempre se reinventa sempre? Pelo menos é assim para mim. A construção dos personagens é sempre ótima, existem facetas ocultas, segredos que podem mudar tudo em uma piscar de olhos e tudo o mais. O que dizer da mente psicótica de Sebastian? Tão intrincada e brilhante? Tão intenso que acabei gostando demais do vilão e até mesmo entendendo um pouco a sua insanidade.

Eu já disse que amei o final né? Meu coração foi partido em mil pedacinhos, e então o epílogo chegou, e gente, que epílogo fantástico, sei que alguns não vão gostar muito, faz parte. Mas eu amei e não consegui parar de pensar na história depois de ler a última página, e de pensar o quão bom seria se existisse um filme desse livro, mas um filme decente claro! Seria incrível.

Não tem como entrar em maiores detalhes, pois seriam spoilers arrasadores, então vou apenas dizer que vale MUITO a pena, e por favor, se você gosta de aventura e fantasia, não deixe de ler.

Se aquilo era paz e vitória, pensou Emma, talvez guerra e luta fossem melhores, afinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti