31 de outubro de 2014

Boneca de Ossos - Holly Black

Boneca de Ossos
Autor:  Holly Black
Editora: Novo Conceito - #irado
Número de páginas: 224

Avaliação:  

Sinopse: POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...
Poppy, Zach e Alice adoram brincar juntos, inventando histórias, vivendo em um mundo de faz de conta, representando personagens.
E na casa de Poppy, na cristaleira de sua mãe, vive um boneca de porcelana, chamada Eleanor. E ao mesmo tempo que sentem medo da Eleanor, também se sentem atraídos por ela, sentindo uma curiosidade enorme sobre a história dessa boneca de aparência tão assustadora.

Pela idade em que se encontram, eles começam a ter muitas cobranças. O pai de Zack é o que mais cobra o filho, e um dia, ao chegar em casa, Zack descobre que seu pai jogou toda sua coleção de bonecos no lixo. E com isso, passa a pressioná-lo a deixar de brincar com Poppy e Alice, incentiva a prática de esportes e a tomar atitudes mais maduras. Zack se sente envergonhado e por um tempo se afasta das amigas.

Mas, depois de um sonho, em que Eleanor revela que é feita de ossos e restos mortais e pede que as crianças encontrem seu túmulo para que ela possa, finalmente, descansar em paz, Poppy convoca os amigos para realizarem o desejo de Eleanor.

- Você sabia que a porcelana de osso tem ossos de verdade? - Poppy disse, batendo em uma bochecha de porcelana. - A argila dela foi feita com ossos humanos. Ossos de menininha. Esse cabelo trançado pelo crânio é o cabelo da garotinha. E o corpo da boneca está cheio do que restou das cinzas dela.

Boneca de Ossos é narrado em terceira pessoa e a leitura flui de forma fácil e totalmente envolvente. Fiquei super curiosa para chegar ao final da história e descobrir o que realmente aconteceu com Eleanor, a boneca de ossos, conhecida em seu mundo como a Grande Rainha.

A autora conseguiu representar de forma bem clara e direta o amadurecimento precoce, os conflitos que as crianças passam durante a transição da infância para a adolescência. Me senti super nostálgica relembrando da minha infância, as brincadeiras, o mundo da imaginação.

Adorei a capa de Boneca de Ossos, as ilustrações são muito bonitas e por ser curtinho, o livro pode ser lido rapidamente. Os personagens foram muito bem construídos, a trama é perfeita, muito inteligente. A história tem mistério, romance, aventura e também terror. Confesso que em alguns momentos senti um pouco de medo da boneca.
Meu filho de 9 anos também leu e adorou. É um livro recomendado para todas as idades.
E porque não fazer isso hoje, dia de Halloween? ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti