27 de outubro de 2014

Mentirosos - E. Lockhart

Mentirosos
Autor:  E. Lockhart
Editora: Seguinte
Número de páginas: 272

Avaliação:  

Sinopse: Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro "Mentirosos") são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu. "Emocionante, bonito e devastadoramente inteligente, 'Mentirosos' é absolutamente inesquecível." - John Green, autor de "A culpa é das estrelas" "Uma história assombrosa sobre como as famílias vivem suas próprias mitologias. Triste, maravilhosa e real." - Scott Westerfeld, autor de "Feios"
Cadence faz parte da família Sinclair. Uma família rica, tradicional e que,  mesmo guardando inúmeros segredos, mesmo tendo muitas brigas e desentedimentos entre seus membros, faz questão de mostrar a todos que é uma família perfeita.

E todo o verão Cadence viaja para a ilha de propriedade de seu avô para passar o verão com suas tias, sua prima Mirren, o primo Johnny e o amigo dele, Gat. O grupo formado por ela e os primos foi apelidado pela família de "Mentirosos".

No verão dos seus 15 anos, Cadence sofre um acidente misterioso, perdendo parte da memória e passa a sofrer de dores de cabeça terríveis. Depois do acidente, fica 2 anos sem ir até a ilha e quando retorna, reencontra seus primos e Gat, o amor de sua vida e tenta entender o que aconteceu a ela, naquele verão há dois anos.

Nunca havia lido nada da autora, e gostei demais do livro. A narrativa é toda poética, a leitura é fácil e a ânsia de chegar ao final fez com que eu não largasse o livro nem por um instante. 
O livro é narrado em primeira pessoa, pela personagem Cadence e à medida que vamos lendo, é impossível não sofrer junto com ela, não sentir o que ela sente, não amar Gat da forma como ela ama, e tentar descobrir o que realmente aconteceu na noite do seu acidente.

Mesmo sendo um livro de ficção, à medida que ia lendo sobre a família de Cadence, a forma como todos faziam questão de parecerem perfeitos aos olhos dos outros, percebi o quanto isso é parecido com a realidade de muitas famílias. Da mesma forma, a questão dos dramas de Cadence, de adolescente. Sua certeza sobre seu amor por Gat, mas em contrapartida, sua insegurança sobre o que ele realmente sente por ela.

O final da história é surpreendente. Eu JAMAIS iria imaginar aquele final. Nunca, nunca mesmo. E sinceramente, gostei demais. É chocante, surpreendente e foi isso que me fez virar fã da autora. Adoro finais inesperados.
Recomendo muito a leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti