Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 414
Avaliação:









(Skoob)
Ira Levinson tem 91 anos e acaba de sofrer um acidente de carro. Enquanto está ali, em meio à neve e preso nas ferragens, Ira começa a conversar com sua esposa Ruth, falecida há 9 anos. Ele entende que ela não está ali de verdade, mas ainda assim se sente feliz em poder revê-la e passa a relembrar tudo o que viveram desde o dia em que se viram pela primeira vez.
Sophia Danko é uma garota dedicada, ama a família e está fazendo faculdade de história da arte. Após uma decepção amorosa ela passa um bom tempo sem sair de casa, até o dia que concorda em ir à um rodeio com sua melhor amiga. Infelizmente Sophie se encontra com Brian, seu ex-namorado que a traiu diversas vezes, mas insiste em persegui-la. Quem a livra dessa situação desagradável é Luke Collins, um caubói charmoso que mesmo sem pretender, vai mudar a vida de Sophia.
*****
"E, embora não soubesse disso naquele momento, quando pensasse no passado sempre se lembraria de que tinha sido assim que tudo começara." - Sophia (pág 24)
Eu amo os livros do Sparks, mesmo aqueles que a maioria não curte. Ainda não li todos, mas Uma Longa Jornada já ganhou um espaço mais do que especial na minha coleção.
O livro tem três protagonistas (quatro, se incluirmos a maravilhosa Ruth), cada um com suas características bem definidas e histórias totalmente distintas. Gerações diferentes, ideais e objetivos de vida diferentes, e ainda assim um elo em comum.
Eu amei todos os personagens, mas a história de amor e vida de Ira e Ruth me ganhou completamente, acho difícil não se emocionar com um amor tão intenso como o deles, que passa por dificuldades sim, mas que resiste à todas elas. É por causa de Ruth que Ira não desiste de viver, ele acredita que em algum momento alguém vai salvá-lo. São as lembranças e visões de sua amada esposa que o fortalecem.
"Talvez alguém veja as
marcas dos pneus na estrada, as que levam diretamente ao barranco. Talvez
alguém pare e grite para baixo, acenda uma lanterna e veja que há um carro
aqui. Não é impossível. Está nevando e as pessoas dirigem mais devagar. Sem
dúvida alguém vai me encontrar. Eles têm que me encontrar." - Ira (pág 10)
Luke é um caubói apaixonante, seu amor pela mãe e pela fazenda onde eles vivem é tocante. Ele tem um segredo, que ele esconde de Sophia durante um bom tempo. O conflito interior do personagem é bastante real, eu conseguia sentir na pele sua angustia e indecisão. Me apaixonei pelo jeitinho doce do personagem.
"Naquele instante, teve certeza de que já estava se apaixonando por ela e não havia nada no mundo que pudesse impedi-lo." - Luke (pág 137)
A grande sacada do livro é uma ferramenta já bem utilizada, a divisão dos capítulos através da narrativa de cada personagem. A narrativa é em primeira e terceira pessoa. Em 1ª pelo ponto de vista de Ira e em 3ª, pelo ponto de vista de Luke e Sophia. Cada um deles conta sua história, e como eu sempre digo, acho maravilhoso entender o que se passa na mente de cada personagem, isso enriquece a trama. Funcionou muito bem para mim, e não tem perigo de se confundir, já que o capitulo se inicia com o nome do personagem que vai narrá-lo.
Fica claro que o amor é a chave da história contada por Sparks, diferente de vários livros do autor, ao final da leitura eu estava muito feliz! Uma Longa Jornada não é uma história triste e dramática, podem ler tranquilos. Algumas pessoas disseram que se sentiram entediadas em certos pontos da história, comigo isso não aconteceu em nenhum momento, mas acho que varia de leitor para leitor.
O final é lindo e conseguiu me surpreender. As histórias são paralelas e a gente fica esperando para saber como elas vão se conectar, eu tinha certeza de como uma determinada coisa iria acontecer, mas além dela Sparks acrescentou outras. Não dá para explicar melhor para não estragar a leitura, mas foi lindo e eu fiquei extremamente satisfeita.
Uma Longa Jornada é um livro doce, intenso e repleto de boas lições. Recomendo para todos, mas principalmente para aqueles que gostam de um bom romance. *-*
PS: Essa capa é MUITO linda! Fiquei feliz que a Editora Arqueiro não manteve aquele padrão das capas anteriores!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigada pelo seu comentário! ;)