23 de fevereiro de 2014

#SemanaEsther: A Estrela que Nunca vai se Apagar

A Semana Esther termina hoje, a maioria de vocês já deve ter visto todos os posts nos blogs participantes, mas para quem ainda não sabe do que se trata, aqui vai uma breve explicação. :)

Esther Earl Grace era amiga pessoal de John Green, ele a conheceu em uma convenção de Harry Potter (De quem Esther era fã) e se tornaram amigos. Esther foi diagnosticada com câncer de Tireoide aos 12 anos e faleceu em 2010, com dezesseis anos. É bom deixar claro que Esther não é a nossa Hazel de A Culpa é das Estrelas (Resenha AQUI), mas John Green faz questão de dizer que sua amiga o ajudou muito em seu processo de escrita.
Minha amiga @crazycrayon (Esther) morreu em 2010. Ela tinha 16. Eu não teria escrito A Culpa é das Estrelas sem ela, mas ACEDE não é a história de Esther. 
No dia 03 de agosto, todos os Nerdfighters comemoram o Dia de Esther, o dia do aniversário da garota é comemorado - a pedido dela - como o dia de se dizer "eu te amo", mas não apenas de uma forma romântica, e sim para todos: amigos, família, conhecidos e etc. 

Editora Intrínseca lançou em janeiro o livro de Esther - A Estrela que Nunca vai se Apagar. Eu ainda não li, mas vi comentários ótimos do quanto o livro é lindo, emocionante e repleto de lições. Além das informações dos diários de Esther, o livro contém relato dos pais e amigos da garota. 
A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar - 448 páginas
 Ela me faz lembrar que uma vida curta também pode ser uma vida boa e rica, que é possível viver com depressão sem ser consumido por ela e que o sentido da vida está na união, na família e nas amizades que transcendem e sobrevivem a todo tipo de sofrimento." As palavras são do autor John Green, que era amigo de Esther e escreveu a introdução. A amizade dele com a adolescente foi tão intensa que a história dela serviu de inspiração para o aclamado A Culpa é das Estrelas, publicado pela Intrínseca em julho de 2012. Desde nova, Esther gostava de escrever cartas e diários, e, durante o tratamento contra o câncer, mantinha uma rede de amigos on-line - alguns deles membros da comunidade chamada Nerdfighteria, criada por John Green e seu irmão, Hank, em que jovens discutem sobre livros e ideias para tornar o mundo um lugar melhor. Os irmãos famosos postam regularmente vídeos no YouTube sobre assuntos variados, mas sempre pertinentes ao universo jovem. Quando estava muito debilitada, Esther realizou o desejo de passar um fim de semana na companhia dos amigos, e, com a ajuda da instituição sem fins lucrativos Make-A-Wish, ela, John e um grupo de adolescentes viveram momentos de descontração e emoção. O encontro aconteceu em Boston, em julho de 2010. Em agosto do mesmo ano, logo após seu 16º aniversário, Esther faleceu.
Quero muito ler esse livro, ACEDE mexeu tanto comigo, se tornou um livro mais do que especial na minha vida. Tenho certeza que A Estrela que Nunca vai se Apagar será ainda melhor.

A lista oficial de blogs participantes está logo abaixo, mas essa semana foi repleta de posts em diversos outros blogs, é só procurar. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti