826 notas de amor para Emma
Autor: Garth Callaghan
Editora: Leya
Número de páginas: 320
Avaliação:



Autor: Garth Callaghan
Editora: Leya
Número de páginas: 320
Avaliação:





Sinopse: Uma história de amor comovente de um pai por uma filha. Pouco depois de Emma completar 12 anos, seu pai, Garth Callaghan, descobriu que tinha câncer de rim. Determinado a fazer do tempo que lhe restava relevante, ele compilou diversos valores para auxiliar sua filha até a formatura do Ensino Médio.
Garth começou a escrever seus recados em guardanapos quando Emma ainda estava nos primeiros anos de escola. À medida que a filha foi crescendo, suas notas tornaram-se mais significativas.
826 notas de amor para Emma é um relato familiar inspirador, repleto de amor e sabedoria. No início de cada capítulo, Garth apresenta um dos recados de guardanapo para, em seguida, compartilhar uma história ligada àquela mensagem e à sua própria vida. Com olhar sensível e sábio, Garth consegue confortar os corações e tocar as almas dos leitores.
Partilho este livro porque nenhum de nós sabe quanto tempo ainda nos resta. Sim, nós caminhamos pelo planeta com a esperança de sermos invencíveis, mas todos nós sabemos que a vida pode ser tirada em qualquer instante. Eu tenho a dádiva de perceber que o fim está se aproximando. Posso reservar um tempo para fazer um balanço e dizer às pessoas que amo o quanto elas significam para mim. É a única coisa que importa. Sua casa, sua conta bancária, suas habilidades, sua profissão - nada disso importa. Tudo se resume aos relacionamentos duradouros que construímos. É isso. É tudo isso.
Já conhecia história de Garth meio "por alto". Meu marido já havia comentado comigo sobre a história do homem, que ao se descobrir com câncer, resolveu deixar uma quantidade de recados em guardanapos de papel para a filha, até que ela se formasse no ensino médio.
Quando peguei o livro pra ler, esperava algo diferente. Sim, esperava que a história fosse escrito em formato de cartas, ou melhor, contendo os recados de Garth para a filha Emma. Fiquei meio decepcionada quando terminei, mas depois, percebi que não faria sentido. Como é que um livro poderia conter todos os recados deixados por Garth, sendo que eles são destinados à Emma e apenas à ela?
No finalzinho do livro, ela até faz um TOP 10 dos bilhetes nos guardanapos. Os que mais a emocionaram ou que a fizeram pensar sobre a vida, sobre a doença do pai, seu relacionamento com ele. Mas colocar todos os recados, realmente seria sem sentido.
A história é triste, porque é real e envolve muito sofrimento. Não tem como ser uma história feliz, tendo uma doença tão terrível como o câncer envolvida. Mas é uma história que fala de amor. Que mesmo sabendo que o final não será feliz para os envolvidos, fala sobre superação. Fala sobre manter viva a chama da esperança, sobre ter fé em Deus.
Fala sobre eternizar momentos. Sobre se fazer inesquecível. É um livro que nos faz pensar na vida. Nos momentos que passamos com nossos entes queridos. E também os momentos que não passamos com eles.
O livro é intenso. Me emocionei em vários momentos, vendo o amor incondicional de Garth por Emma. Como deve ser terrível saber que não fará parte do futuro de um filho! Saber que os momentos junto de quem se ama estão se esgotando, têm tempo definido....
A atitude de Garth mobilizou a internet, as redes sociais e toda a mídia. As pessoas passaram a deixar bilhetes para família, amigos, conhecidos, até mesmo para desconhecidos.
Garth fala que Bilhetes de Guardanapo se tornou viral. Sim, Garth....se tornou um viral. Um viral de amor.
Em um momento do livro, Garth fala sobre não ter nenhum recado deixado pelo pai e se emociona muito quando a mãe, ao revirar a casa, encontra uma carta do pai para ele e para a irmã.
Nesse momento, me emocionei DEMAIS. Lembrando das cartinhas que minha mãe sempre escreveu pra gente e para as netas. Ela escrevia cartinhas, recadinhos em datas especiais, como aniversários, natal, dias das crianças, ou em datas não comemorativas também. Fiquei tão feliz por ter isso comigo, sobre a importância de ter algo guardado, palavras de amor de quem já se foi. E pretendo fazer o mesmo. Deixar recados para meus filhos, marido, amigos. Porque afinal, não sabemos o que acontecerá amanhã ou depois...
Faça aquele telefonema. Escreva aquele bilhete. Porque eu conheço muito bem a fragilidade da vida e sei o quanto é importante reservarmos um tempo para nos aproximar daqueles que amamos, enquanto ainda estamos aqui, enquanto ainda podemos.
Tem livros que lemos e esquecemos. Tem livros que lemos e sempre nos lembramos. E tem livros que lemos, sempre nos lembramos e nos dão uma grande lição de vida, que o tempo passa muito rápido e que precisamos de alguma forma, mostrar às pessoas o quanto elas são importantes. 826 notas de amor para Emma é um desses livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigada pelo seu comentário! ;)