27 de abril de 2014

Enfeitiçadas - Jessica Spotswood

As Crônicas das Irmãs Bruxas #1
Autor: Jessica Spotswood
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 271
Avaliação:   

Na cidade da Chatam, as coisas são bem complicadas. A sociedade é controlada pela Fraternidade, uma organização politico-religiosa que está no poder há anos. As mulheres são constantemente vigiadas e a qualquer suspeita de bruxaria elas são internadas em um hospícios ou simplesmente "desaparecem". Para completar, aos 17 anos as garotas precisar anunciar com quem irão se casar, ou se vão seguir o caminho religioso e se juntar à Irmandade (grupo de mulheres, controlado pela Fraternidade).

É nesse ambiente que Cate Cahill vive com seu pai e suas duas irmãs - Maura e Tess. Devido à uma promessa feita logo antes da morte de sua mãe, Cate se sente responsável pela segurança das duas irmãs, afinal de contas, elas são bruxas. Manter esse segredo em segurança não é nada fácil, mas Cate se esforça ao máximo.

No entanto, quando Cate descobre uma terrível profecia que pode colocar sua família em risco, ela precisa avaliar suas escolhas. Será melhor aceitar a corte de Paul McLeod, seu amigo de infância, ou servir a Irmandade? Talvez sua escolha não fosse tão difícil, se ela não tivesse se apaixonado pela pessoa errada.
*****

"Antes de o Grande Templo de Nova Londres cair, o oráculo anunciou uma última profecia. Ela previu que, antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas, que terá o dom da magia mental, será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror"

Enfeitiçadas é um livro delicioso, com uma narrativa ágil e intensa. Fui fisgada logo nas primeiras páginas, ainda que o inicio da leitura possa ser considerado um tanto lento. A imensa carga de responsabilidades de Cate faz com que ela pareça uma garota séria demais - enfadonha até -, mas bastam poucos capítulos para que possamos perceber que ela é uma protagonista sensacional. Conseguiu me agradar como há muito uma "mocinha" não conseguia.

Jessica Spotswood desenvolveu seus personagens com perfeição, as três irmãs são bem diferentes. Maura é a tipica adolescente deslumbrada, a trama se passa no final do século XIX, mas as atitudes de Maura me lembram as garotas de hoje, eu quis dar umas boas palmadas nela. Tess é encantadora, ela é a irmã caçula, mas parece ser a mais velha em diversos momentos. Espero que no próximo livro ela seja ainda mais explorada.

"(...) Eu certamente nunca quis ser bruxa, para começo de conversa.
O universo nunca levou meus desejos em consideração."

O romance não é o foco principal da trama, mas conseguiu deixar a história ainda mais linda. Cate descobre seu primeiro amor, e tudo em meio à um turbilhão de acontecimentos importantes. Fin Belastra é um verdadeiro cavalheiro e as cenas onde os dois estão juntos transborda amor e fofura, sem se tornar meloso demais. Já estou torcendo por um final feliz! Não consegui enxergar um real triângulo amoroso em nenhum momento, espero que continue assim.

A autora consegue nos fazer enxergar como as mulheres eram oprimidas, como elas viviam reclusas e com medo. Fica difícil não odiar a Fraternidade, e principalmente o Irmão Ishida, um dos líderes da organização e possivelmente o mais asqueroso deles. O mais interessante é que enquanto tenta descobrir detalhes sobre a profecia, Cate vai aprendendo um pouco mais sobre a intensidade de seus poderes. E no decorrer da história, outros personagens passam a fazer parte dessas descobertas, mostrando que não são só as irmãs Cahill que possuem segredos.

O final é eletrizante e me deixou maluca pelo segundo livro - Amaldiçoadas -, ainda sem data de lançamento. Preciso parabenizar a editora Arqueiro pelo capricho na edição, a capa ficou linda, a revisão caprichada e no início de cada capitulo temos uma moldura linda. Estou apaixonada por tudo!
Leitura mais do que recomendada!!

Follow my blog with Bloglovin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti