4 de novembro de 2013

Cidade das Almas Perdidas - Cassandra Clare

Os Instrumentos Mortais #5
Editora: Galera
Autor: Cassandra Clare
Número de páginas: 434
Avaliação:  

Cidade das Almas Perdidas é o 5º livro da série Os Instrumentos Mortais, se você não leu os livros anteriores, pule essa resenha para evitar spoilers

Jace está desaparecido, e após alguns dias de busca, a Clave decide suspender a prioridade de buscas pelo rapaz. Acontece que Clary acha isso uma completo absurdo, ela jamais irá desistir de procurá-lo, ela tem certeza de que Jace está vivo. Sendo assim, Clary, Alec, Magnus, Isabelle e Simon decidem continuar a busca por conta própria.

Para sua surpresa, Jace reaparece para Clary, mas ele está bem diferente. Animado, sorridente e na companhia de Sebastian, o grande inimigo de todos. Clary descobre que Jace está, de alguma forma, totalmente ligado à Sebastian, e que ele faz tudo o que o vilão deseja. E o que é pior, caso Sebastian seja ferido, Jace também será, na mesma intensidade. É impossível machucar um sem machucar o outro

Quando Jace pede que Clary os acompanhe, a garota aceita. Ela sabe que provavelmente não poderá mais voltar e que esse Jace não é o garoto por quem sempre foi apaixonada, mas ela tem esperanças de conseguir regatá-lo, de conseguir livrá-lo da influência de Sebastian. 
***********

“Ao lado de Clary, Jace respirou fundo. Ela girou para olhar. Havia uma mancha vermelha se espalhando na frente da camisa dele. Jace tocou a mancha com a mão; os dedos voltaram sangrentos. Somos ligados. Se cortá-lo, eu sangro.”

Amo essa série, vocês sabem. O mundo criado por Cassandra Clare é incrível, sempre consigo me ambientar facilmente. A narrativa direta e sombria também me agrada bastante, ainda que nesse livro eu tenha demorado um pouco para me conectar, achei o início um tanto quanto parado (por cinco as quatro estrelas e meia). 

O final do quarto livro me deixou roendo as unhas de ansiedade, quando eu acho que Cassandra Clare não vai ter nada melhor para criar, ela vem e mostra que é realmente boa no que faz. 

Os personagens são um show a parte, adoro a forma como eles se encaixam perfeitamente. Clary continua fazendo as coisas praticamente sozinha, tomando decisões sem consultar os demais, mas ainda assim eu adoro a personagem. Sua coragem e amor são fortes demais, até mesmo ela não consegue controlar de forma sensata esses sentimentos. Jace me irritou profundamente, nesse livro eu queria socá-lo! Sim, eu sei que ele não estava sendo ele mesmo, mas vê-lo dessa forma de me deixou maluca. A intenção da autora era essa, não tenho dúvidas, tanto é que uma determinada cena (que não digo qual, pois seria spoiler) me deixou com o coração na mão. 

“Pois frequentemente, quando algo precioso se perde, ao voltarmos a encontrá-lo, pode não ser mais o mesmo.”

Simon cresce a cada livro, se no início eu não gostava do personagem, agora sou completamente fã. Alec, Isabelle e Magnus (amor por Magnus *.*) também brilham, gosto de ver que apesar dos problemas intensos, dos momentos difíceis Cassandra Clare ainda consegue explorar o romance, acredito que no próximo livro teremos uma boa dose de Alec e Magnus. 

Não posso deixar citar Sebastian, ele é um vilão ainda melhor do que Valentim foi, ele é realmente mal. Mas, ao mesmo tempo ele tem um resquício de humanidade e sentimento, principalmente em relação à Clary, ele é obcecado pela irmã. 

“Deus sabe que somos todos atraídos pelo que é lindo e quebrado; eu já fui, mas algumas pessoas não têm conserto. Ou, se têm, é somente através de amor e sacrifício tão grande que destrói aquele que dá.”

O foco da trama, para mim, foi o amor, seja aos amigos, à família, entre casais ou ao poder. Tudo é baseado nisso, na forma como cada um utiliza esse amor. O clima é sombrio e intenso, e apesar de as cenas efetivas de ação só acontecerem quase no final do livro, foi uma leitura bem eletrizante (tirando o começo que achei um pouco sonolento). Tudo caminha para um final bombástico, cheio de perdas e lamentações. Estou mais do que ansiosa para ter o último livro (*chora*) em mãos. City of Heavenly Fire será lançado no ano que vem!

Se você ainda não começou a ler essa série, não perca tempo! LEIA AGORA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti