15 de outubro de 2012

Feita de Fumaça e Osso - Laini Taylor

Feita de Fumaça e Osso #1
Autor: Laini Taylor          
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 382
Avaliação: 

Karou é uma jovem estudante de artes, reside em Praga e está sempre em posse de seus cadernos de desenhos. Ela não está passando por um bom momento, seu ex-namorado demonstrou ser um perfeito babaca e vive perseguindo-a.

Esses fatos fariam de Karou uma garota absolutamente normal, se não fossem alguns detalhes extras: Seu corpo coberto de tatuagens, (incluindo estranhos hamsás nas mãos, que ela não consegue se lembrar de ter feito), seus cabelos azuis (que nascem exatamente dessa cor), ela fala diversas línguas - inclusive algumas não humanas, e o mais próximo que ela tem de uma família são seres incomuns, demônios, ou melhor, quimeras.

A jovem tem uma melhor amiga, Zuzana, de quem não esconde nada, mas costuma sempre acrescentar um sorriso irônico quando diz algo sobre sua vida secreta, fazendo assim com que tudo pareça uma grande brincadeira.

"(...) Com o passar dos anos, descobriu que era tudo de que precisava, aquele sorriso indolente, e podia dizer a verdade sem correr o risco de acreditarem nela. Era mais fácil do que ter de se lembrar de cada mentira. Então, isso se tornou parte de quem ela era: Karou, com seu sorriso torto e imaginação louca."

Karou não se lembra de seus pais, e as únicas lembranças de sua infância são com os quimeras Brimstone, Issa, Twiga e Yasri, a quem a garota dedica um carinho imenso. Brimstone é um mercador dos desejos, e quase um pai para Karou, ela costuma realizar algumas tarefas para ele, se locomovendo por diversos lugares do mundo, através de um portal.

A tarefa de Karou é coletar dentes para Brimstone - de diversos animais diferentes, e até mesmo de humanos - ainda que ela não sabia o que exatamente utilidade deles (e sim, ela já perguntou diversas vezes). Em uma dessas missões, Karou encontra Akiva, um belíssimo anjo, que imediatamente tenta matá-la. 

“Ele deveria tê-la impedido, poderia tê-la matado sem problemas. Em vez disso, ele a atacara lentamente, dando-lhe tempo de desviar, de se mover livremente.
Por quê?
Era simples, ele queria  olhar para ela.
Tolo.”

Acontece que o anjo não consegue, e a partir daí ele se torna obcecado por Karou, ele precisa descobrir quem a garota de fato é, e porque ela parece exercer um estranho poder sobre ele. Ao mesmo tempo Karou começa a questionar sua verdadeira origem e a descobrir diversos segredos, e por mais estranho que parece ela vai contar com a ajuda de Akiva para isso.

"(...) A esperança pode ser uma força poderosa. Talvez não haja magia real nela, mas, quando você sabe o que mais deseja e mantem isso aceso como uma chama dentro de si, pode fazer coisas acontecerem, quase como mágica."


Pensem em um livro repleto de fantasia, que tem anjos e demônios como personagens principais, um amor impossível, mas que ainda consegue ser ALTAMENTE original. Pois é, Feita de Fumaça e Osso é exatamente assim. 

Eu fui consumida pela leitura desse livro, seu clima sombrio e gótico me deixou fascinada. Laini Taylor tem uma narrativa consistente e forte, ao mesmo tempo em que é fluída e agradável. É quase impossível abandonar a leitura.

Não existe conotação religiosa, os anjos e demônios (na verdade quimeras) aqui retratados são totalmente diferentes de tudo o que eu já vi, poderiam simplesmente ter qualquer outra denominação, continuaria fazendo o mais absoluto sentido.

Karou é uma personagem tão envolvente, que se tornou uma das minhas mocinhas preferidas. Ela é divertida, autêntica e decidida, mas consegue manter uma suavidade surpreendente. Ainda que a narrativa seja em terceira pessoa, consegui me conectar quase que imediatamente com a protagonista. 

Akiva também é muito envolvente, ele trava um duelo com sua própria consciência. Ele oscila entre a força e a suavidade. Adorei a forma como personagem foi elaborado.

Brimstone e Issa merecem destaque. Eu simplesmente me apaixonei pelas criaturas místicas que cuidaram de Karou, percebe-se claramente que ainda que eles não sejam humanos e tenham funções um tanto duvidosas, o amor deles pela jovem de cabelo azul é verdadeiro, e até mesmo tocante.

Preciso mencionar que escolher Praga como cenário principal foi uma sacada genial de Laini, reforçou lindamente o lado gótico e sombrio que citei acima. Além de que, a autora possui uma narrativa extremamente visual, não foi difícil imaginar os cenários e os personagens, consegui "ver" um filme perfeito em minha mente! (Adoraria que o livro virasse mesmo um filme, mas não encontrei nenhuma informação sobre isso).

Vamos descobrindo o passado de Karou juntamente com a personagem, e isso é algo que me agrada MUITO. O romance não é meloso, mas posso afirmar que é lindo e tocante, totalmente essencial para o desenrolar da trama. Karou e Akiva são lindos juntos, a química é palpável.

O final do livro é surpreendente e para minha alegria, praticamente todas as perguntas são respondidas (inclusive o título, ele faz todo o sentido), mesmo que haja uma continuação. O fato de os segredos serem revelados não altera em nada aquele momento em que o livro termina e a gente fica MALUCA para ter o segundo o livro em mãos. Mal posso esperar para ler "Days of Blood and Starlight", que ao que tudo indica será lançado em novembro, nos EUA.

Eu poderia continuar escrevendo sobre Feita de Fumaça e Osso, mas acho que já falei o suficiente. A capa é tudo de linda, a história maravilhosa e a revisão impecável. Sem dúvidas um dos livros de fantasia mais bem escritos que já li, se você gosta do gênero RECOMENDO MUITO. Acho pouco provável vocês se arrependerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti