6 de agosto de 2012

Ame o que é seu - Emily Giffin

Editora: Novo Conceito
Autor: Emily Giffin
Numero de páginas: 309
Avaliação:  

Ellen tem uma vida maravilhosa: é fotógrafa profissional, sua melhor amiga é também sua cunhada e há cerca de três meses está casada com Andy Graham, um homem carinhoso, dedicado e extremamente apaixonado.
Aos 30 anos, Ellen não tem do que reclamar, está plenamente feliz... Até o dia que reencontra acidentalmente Leo. Um ex-namorado por quem ela foi loucamente apaixonada. A última vez que eles se viram, foi há oito anos.
A partir daí, Ellen vê sua vida perfeita se abalar. Apesar do casamento maravilhoso, ela não consegue evitar se sentir mexida com a volta de Leo. Ellen começa então a viver cheia de segredos e dúvidas - E se ela tivesse feito uma escolha diferente em sua vida, e se Ellen tivesse se casado com Leo?

"(...)Às vezes, um final feliz é simplesmente impossível. Não importa o que aconteça, eu vou perder algo, alguém."

Eu adoro os livros da Emily Giffin. Gostei muito de O Noivo da Minha Melhor Amiga e amei Presentes da Vida. Sendo assim, eu fui com muita sede ao pote para ler Ame o que é seu, e com isso me decepcionei um pouco.
Ellen é uma personagem bem construída, e suas dúvidas em relação a situação complicada que passa são de certa forma aceitáveis. Não passei por nada parecido, mas consigo entendê-la. Porém, não consegui me conectar totalmente a ela, não consegui torcer pela sua felicidade. Eu me peguei torcendo para que ela não fizesse os outros personagens sofrerem.
A família de Andy é muito rica, e fazem parte da alta sociedade. Assim que reencontra Leo, Ellen começa a questionar isso, a se sentir diminuída e oprimida. O que achei uma grande bobagem.
Ellen convive com a família Graham desde a faculdade, sua melhor amiga Margot é a irmã de Andy. Ou seja, ela sabia como aquela família funcionava, nada foi surpresa
O meu personagem preferido é Andy. Um homem sensato, apaixonado, carinhoso, mas que não é perfeito. Leo tem seu charme sim, é lindo sexy, tem um sorriso matador, mas não torci por ele em nenhum momento.

“(...)Há pessoas, lugares e acontecimentos que o levaram até um relacionamento definitivo. Pessoas, lugares e acontecimentos que você preferiria esquecer ou, no mínimo, fazer de conta que nunca existiram. No final, você poderia colocar um belo rótulo em tudo – como acaso ou destino. Ou poderia então acreditar que faz parte da vida. No entanto, seja qual título der, parece que todo casal tem duas histórias: uma editada para ser assistida no sofá; e uma versão sem cortes, que é melhor deixar pra lá.”

Algo que gostei muito em Ame o que é seu foi a relação de Ellen com sua irmã Suzanne. As duas nunca foram tão ligadas, mas no momento em que Ellen mais precisou, Suzanne esteve ali, com as mãos estendidas e a aconselhando sabiamente.
As dúvidas de Ellen, a infinidade de segredos que a corroíam fez com que em alguns momentos a leitura se tornasse maçante. Eu queria que ela tomasse uma decisão logo, e parasse de enganar as pessoas, e se enganar também.
Emily Giffin - além de sua narrativa ágil e agradável - tem sempre uma lição em seus livros, algo que não passa batido. Eu avaliei minhas escolhas na vida, questionando se todas foram acertadas ou não, e o que eu faria diferente. Acredito que a maioria tenha esse sentimento.
Gostei da forma como o livro se encerrou, fiquei satisfeita e emocionada com o final. Se ela fica com Leo ou com Andy? Só lendo para saber. ;)

Beijos :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti