Autor: Ally Condie
Numero de páginas: 271
Este livro é continuação de Destino, se você não leu o primeiro volume pule esta resenha para evitar spoilers.
A Sociedade não é o que parece, Cassia agora sabe disso. Ela tem noção de que eles são injustos e egoístas. Suas intenções definitivamente não são para o bem dos cidadãos.
A garota foi enviada para os campos de trabalho, mas o objetivo de Cassia é um só: encontrar Ky. Ela sabe que ele foi mandado para as Províncias Exteriores, lugar onde os jovens são enviados pela Sociedade para morrer - ainda que eles tentem mascarar essa verdade.
Cassia parte então na busca de Ky, e vai enfrentar diversas situações difíceis para encontrá-lo. No entanto, encontrar Ky não é a única meta de Cassia, ela quer descobrir se existe mesmo uma rebelião, se a Insurreição é uma realidade. E se for, onde estes rebeldes estão escondidos. Para isso Cassia vai contar com a ajuda de Indie, uma garota forte e misteriosa, que sabe exatamente como sobreviver no ambiente repleto de cânions das Províncias Exteriores.
Paralelo a isso, Ky luta para sobreviver. Ele tem consciência de que foi mandado para as Províncias para morrer, sendo assim, ele resolver fugir. Sua maior motivação é encontrar Cassia novamente.
"Se você ama alguém, se alguém ama você, se essa pessoa te ensinou a escrever para que você pudesse falar, como é que você poderia ficar de braços cruzados, sem fazer nada? O melhor é tirar suas palavras da terra e roubá-las do vento.
Porque quando você ama, não há o que fazer. Você ama e não tem como voltar atrás." (Página 52)
Neste segundo volume temos uma Cassia mais madura e corajosa, que não tem medo de buscar os seus ideais. Gostei muito da evolução da personagem, suas descobertas no decorrer da trama são interessantes e essenciais para o andamento da história.
Ally Condie utilizou uma narrativa diferente de Destino, dessa vez podemos acompanhar a narrativa de Cassia e a de Ky, os capítulos vão se alternando. Eu adoro esse tipo de narração, mas dessa vez, contribuiu para que eu desgostasse um pouco de Ky.
Saber os pensamentos e segredos de Ky me fez questionar se ele realmente merece ficar com Cassia. Fiquei um bom tempo torcendo para que Xander retornasse e tivesse uma participação mais ativa. Mas não, eu ainda não sei para quem realmente torço. Triângulos amorosos me consomem!
A introdução de novos personagens foi um fôlego novo para a trama. Indie, Vicky e Eli são ótimos, cada qual com sua própria história emocionante.
Travessia não é um livro de ritmo alucinante, mas nos mantém ligados e ansiosos para o final. O cenário é desolador, descobrimos como os "renegados" pela Sociedade realmente sobrevivem. O livro tem também uma boa dose de drama e suspense. Só senti falta de saber um pouco mais sobre a Sociedade e de vê-los em ação.
Meu livro preferido ainda é Destino, mas Travessia cumpre bem o seu papel: ser um elo de ligação entre o primeiro e terceiro livro. Quem gostou de Destino não vai se decepcionar com Travessia.
Estou bem ansiosa para "Reached", o terceiro e último volume da trilogia. Confio em Ally Condie e acredito que a autora vai criar um final surpreendente e repleto de ação (e vai responder todas as MUITAS perguntas que ficaram no ar). Leitura recomendada!





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigada pelo seu comentário! ;)