4 de abril de 2012

Presentes da Vida - Emily Giffin

Autor: Emily Giffin
Número de páginas: 383

Avaliação: 

Presentes da Vida contém spoilers de O noivo da minha melhor amiga, continue a resenha por sua conta e risco ;)

Darcy Rhode sempre foi uma garota linda, rica e sedutora, mas também egoísta e fútil. Ela sempre conseguiu tudo o que queria, inclusive o lindo Dex Thaler, com quem está de casamento marcado. O problema é que Darcy não é exatamente do tipo fiel, e se envolve com Marcus, um amigo de seu noivo e acaba engravidando.
Quando decide contar para sua melhor amiga (desde a infância), Rachel, ela acaba descobrindo que não é a única infiel da história. Dex e Rachel estão juntos.
Se sentindo completamente injustiçada Darcy não consegue acreditar na traição de Rachel. Como era de se esperar, ela conta para todo mundo o que a - agora ex-amiga - fez. Mas é claro que Darcy "esquece" de contar as pessoas que também traiu Dex, e que ainda por cima está grávida de outro.
Solteira, Darcy resolve investir no relacionamento com o pai de seu filho, afinal de contas o sexo entre eles é explosivo. E que homem em sã consciência não iria querer ficar com uma mulher como ela?
O problema é que Marcus não está mostrando o devido interesse, e fica evidente que ele não deseja ficar com Darcy e nem com o bebê.
Mais uma vez sem rumo, Darcy se lembra de Ethan um amigo dos tempo de colégio. Ethan agora mora em Londres, e Darcy decide que vai ser muito bom passar "uns dias" por lá. Ela já tem até planos para encontrar o partido perfeito.
No entanto, Londres não é o paraíso que Darcy sonhou, ela vai ter que aprender a ser uma pessoa melhor e vai entender que o mundo não gira em torno do seu umbigo e que "Nem sempre o que queremos é o que realmente precisamos".

É importante dizer que você pode ler Presentes da Vida tranquilamente sem que O noivo da minha melhor amiga tenha sido lido, a compreensão vai ser ótima. Mas se você ler na ordem, com certeza vai se aprofundar ainda mais na trama e conhecer o ponto de vista de outros personagens, como exemplo Rachel, que é quem narra o livro anterior.
Quando eu terminei de ler O noivo da minha melhor amiga eu não simpatizava com Darcy, mas também não morria de amores por Rachel, já que não aprovava a traição. Sendo assim estava muito curiosa para saber como seria um livro narrado por Darcy.
Gente, preciso dizer que na maior parte do tempo eu queria esganar a Darcy, ela é a pessoa mais insuportável que eu já "conheci", ela é mimada, mesquinha, egoísta e por aí vai!

“No dia do meu suposto casamento, Marcus e eu ficamos em casa, pedimos comida chinesa e transamos duas vezes. Durante a noite eu repetia como estava feliz por não ter cometido o maior erro da minha vida. Na verdade, eu estava um pouco ansiosa. Não porque eu quisesse me casar com Dex. Não porque eu sentisse falta de Rachel. Estava indignada demais para sentir saudade deles. Tinha a ver com o casamento, com a festa que quase acontecera.”

Ela pensa nela, no que ela sente e em como ela está. Ela planeja sua vida e tenta usar as pessoas como peças em um tabuleiro. Darcy tem a personalidade forte, ela fala o que pensa e corre atrás do que quer.
A partir do momento em que ela se muda para Londres, comecei a me afeiçoar um pouco com a personagem. Ela está em um lugar diferente, sem família e sem amigos, se não se apressar em dar um rumo a sua vida, ninguém o fará por ela.
Eu atribuo a melhora da “minha relação com Darcy” ao Ethan, ele é sem dúvidas o melhor personagem do livro. E já era meu preferido no livro anterior. Ele não se deixa levar pelo charme de Darcy, ele a coloca em seu lugar e diz o que ela precisa ouvir:

“(...)
– Não é minha culpa que todo mundo me traiu.
- Você precisa se olhar longamente no espelho, Darcy. Você precisa entender as consequências de viver uma vida tão superficial.
- Eu não sou superficial – eu disse, com apenas metade de mim acreditando nisso.
- Você é superficial. Você é extremamente egoísta e equivocada, com valores totalmente distorcidos.”

O final em determinado ponto é um tanto previsível, mas eu amei mesmo assim. O que mais importou para mim foi o processo de amadurecimento da personagem. Para variar só um pouquinho, me emocionei =’)
Emily Giffin se tornou minha autora queridinha. A maneira como ela constrói personagens tão reais e nos faz amar a leitura de seu livro, mesmo que a protagonista seja tão chata, mostra a grandeza de seu talento.
O título original “Something Blue” tem um sentido lindo na história, combina muito, mas concordo que traduzido literalmente não ficaria tão bom. Devido a isso gostei do título escolhido pela editora.
Para mim Presentes da Vida foi uma leitura leve, agradável, divertida e ao mesmo tempo marcante. Recomendo com toda a certeza, e espero que vocês gostem tanto quanto eu.

Gostou? Então comenta, vai ter sorteio de um kit em breve! 
Beijos :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti