30 de abril de 2012

Os Gêmeos - Pauline Alphen

Crônicas de Salicanda #1
Autor: Pauline Alphen                             
Editora: Cia. das Letras
Número de páginas: 367
Avaliação: 

Claris e Jadis têm doze anos, são gêmeos e vivem no século XVIII, em um lugar chamado Salicanda. Devido à um grande retrocesso, a tecnologia se extinguiu, foi totalmente proibida, sendo assim as pessoas vivem como nos tempos medievais.
Os gêmeos têm personalidades completamente diferentes. Claris é impetuosa, adora esgrima, cavalgadas e acha que as garotas não são frágeis, e que os livros deveriam ter mais heroínas. Jad é um garoto quieto, vive dentro do castelo e não faz atividades físicas devido a um problema de coração. Apesar de serem praticamente opostos, os dois mantém um relacionamento intenso, uma bonita amizade.
Quando tinham três anos, Sierra, a mãe das crianças, desapareceu, sem deixar nenhum rastro de seu paradeiro. Desde então as coisas se tornam mais difíceis. Eben, o pai dos gêmeos, se tornou um homem calado, que devido ao grande sofrimento pela perda da esposa, mal conseguia participar do crescimento dos filhos. Quem praticamente cuida disso é Chandra, a ama, e Blaise, uma espécie de professor.
No entanto, quando menos esperam, Jad e Claris começam a descobrir diversos segredos do passado, entre eles habilidades que não imaginavam possuir. 

Os Gêmeos é um bom livro, mas não conseguiu me prender como imaginei. A história é criativa, crível e bem fundamentada. Mas o o seu desenrolar é lento.
Foi muito interessante ler um livro que se passa no futuro, mas que ao invés de uma tecnologia inovadora, não possui praticamente tecnologia alguma. No século XVIII não existem telefones, computadores, internet e cinema. Tudo foi banido quando Jors, avô dos gêmeos e fundador de Salicanda, proibiu a utilização dessas modernidades. As pessoas sentiam medo, e  respeitaram a imposição do fundador. A época que antecede a decisão de Jors é chamada de "Tempos de Antes", e os gêmeos nem sequer sabem que isso um dia existiu.

"Um filme... Fazia muito tempo que não pensava nesse entretenimento dos Tempos de Antes, já ultrapassado quando ele era criança: o cinema . Salicanda desconhecia a tecnologia. Jors, seu sogro, tinha abolido tudo. Desapareceram motores, máquinas, robôs, tudo o que, de perto ou de longe lembrasse um computador. Não havia mais carros nem telefones, não havia mais televisores, câmeras fotográficas ou de vídeo, não havia mais rádios nem aparelhos de som. Apenas livros." (Página 58)

O cenário criado por Pauline Alphen é encantador e medieval. Castelos, cavalos, espadas e arco e flecha são elementos bem comuns. Sem contar a parte mágica, com a introdução de Elementais e o Povo da Floresta.
Claris e Jad são personagens intrigantes, mas apesar de claramente a autora desejar evidenciar uma heroína feminina, eu gostei muito mais de Jad. Um dos personagens que mais interessantes foi Blaise. Ele esteve com Jors na época da fundação de Salicanda, é conhecedor de muito dos grandes segredos. Eu fiquei em dúvida se ele era realmente bom durante boa parte do livro. Destaque também para a família Borges, com membros encantadores, que trazem um refresco à trama.
O livro é narrado em terceira pessoa, e em sua maior parte oscila entre o que acontece com os gêmeos e as andanças do mandarim Blaise. A forma como o sumiço de Sierra está ligada aos acontecimentos é de certa forma clichê, mas não me incomodou.
Não posso deixar de dizer que o livro é repleto de referências a Harry Potter, Senhor dos Anéis e Star Wars. Claris é uma leitora voraz, apaixonada por aventuras, e devido à uma história contada por seu pai, acredita que Star Wars é um livro
Eu gostei do livro, o final inconclusivo me deixou curiosa pelo segundo volume, mas creio que se algumas partes tivessem sido cortadas, ou até mesmo diminuídas a história seria mais fluída
Os Gêmeos não conseguiu me cativar totalmente (ainda que eu seja apaixonada por fantasia e aventura), a lentidão com que as coisas acontecem me frustrou um pouco. Fui me envolver verdadeiramente após a página 200, e o livro possui apenas 367 páginas. Entretanto é um livro bem escrito, e com certeza não me arrependo de tê-lo lido. Pode ser que para vocês, a experiência seja ainda melhor do que para mim

Beijos :) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti