28 de fevereiro de 2012

Filme: A Origem

Título original: Inception
Lançamento: 2010
Direção: Christopher Nolan
Atores: Leonardo DiCaprio, Marion Cotillard, Joseph Gordon-Levitt, Ellen Page.
Duração: 148 min
Gênero: Ficção Científica

Sinopse: Em um mundo onde é possível entrar na mente humana, Cobb (Leonardo DiCaprio) está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente, durante o estado de sono. Além disto ele é um fugitivo, pois está impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de Mal (Marion Cotillard), sua própria esposa. Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta pelo empresário japonês Saito (Ken Watanabe), de entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy). O objetivo do contratante é plantar a ideia de desmembramento do império econômico pertencente ao jovem herdeiro. Para realizar a operação, Cobb contará com a ajuda do parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), a inexperiente arquiteta de sonhos Ariadne (Ellen Page) e Eames (Tom Hardy), que consegue se disfarçar de forma precisa no mundo dos sonhos. A sorte está lançada. Conseguirão eles driblar o complicado mundo dos sonhos ou essa missão irá se transformar no maior de seus pesadelos?

Ahh, as férias…tempo de por a lista de filmes em dia, e depois de muito esperar enfim assisti um dos filmes mais comentados de 2010!
A Origem, filme de Christopher Nolan, parte da ideia de que podemos compartilhar sonhos e assim descobrir segredos uns dos outros, aí entra Cobb, interpretado maravilhosamente bem por Leonardo DiCaprio, um ladrão “de sonhos”.  Ele é um dos especialistas em entrar nos sonhos dos outros e roubar suas coisas. Injustamente acusado de matar sua esposa nos EUA, e desesperado pra rever seus filhos, fica “preso” fora do país, recebe uma proposta de um último golpe, que pode ser sua última chance de conseguir voltar ao país e rever seus filhos, mas ao contrário dos últimos golpes, ao invés de tirar algo de alguém ele tem que fazer a inserção (daí o nome do filme!) de uma ideia. Algo que era considerado impossível, mas não para Cobb e sua nova equipe! O protagonista passa o filme inteiro tentando por o plano em prática e junto disso, tenta afastar as memórias de sua falecida esposa, que de uma hora pra outra passa a aparecer em seus sonhos.
Nolan mais uma vez mostra seu apego pelo à ilusão, assim como Batman e O Grande Truque, mas ao invés de um homem-morcego ou truques de mágica, temos os sonhos como base no enredo, palco para toda ação, que me lembrou um pouco Matrix, só que melhorado e mais surreal (oi, isso pode produção?).
 Mas A Origem é muito mais do que sonhos e roubos, é um filme espetacular, põe o espectador pra pensar, afinal só com muita atenção pra não perder nenhum detalhe que vai sim fazer uma diferença enorme ao passar das cenas, e Nolan dá um presente aos fãs no final do filme, resta a nós decidir entre a ilusão e a realidade. E aí, vai ficar sonhando ou vai correr pra assistir?

Espero que tenham gostado!
Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti