3 de janeiro de 2011

Calafrio - Maggie Stiefvater

  • Os lobos de Mercy Falls #1
  • Autor: Maggie Stiefvater
    • Número de páginas: 336
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
Avaliação:   

Eu comprei esse livro há mais de um mês, ele foi colocado na pilha, e ignorado por um bom tempo. Um dia eu resolvi pegá-lo, e então devorei. E fiquei deprimida porque vou ter que esperar meses para ter a sequência em minhas mãos. Sério, o livro me conquistou completamente.

Nossa heroína da vez é Grace, ela tem dezessete anos (Aleluia uma protagonista que não tem 16 anos) e é totalmente independente. Seus pais nunca estão em casa e é ela quem cuida de tudo. 
Há seis anos (quando Grace tinha apenas 11 anos), num inverno rigoroso ela foi arrancada do seu balanço no quintal e atacada por lobos, foi mordida e machucada, mas salva por um lobo de olhos amarelos. Desde então, em todos os invernos Grace fica no quintal, esperando o lobo de olhos amarelos, que ela chama de "Meu lobo".
O lobo em questão, não é apenas um lobo, quando o clima esquenta ele é um homem, ele é Sam, que mesmo em forma de lobo não conseguiu esquecer a garota que salvou, e fica sempre a observando.
Quando outro garoto do colégio de Grace é atacado pela alcateia, a cidade fica em polvorosa e os caçadores entram na floresta atirando para matar.
Sam é ferido, se transforma em humano, mesmo sendo inverno. E é na porta de Grace que ele vai parar. Assim que o vê, e olha em seus olhos, Grace percebe que ele é seu lobo, e então eles vivem uma linda história de amor, driblando o inverno e a transformação eminente de Sam.

"Um dia, um lobo mordeu um homem e o homem foi infectado. Magia ou ciência, dá no mesmo. A única coisa mágica a respeito disso, é que não se pode explicar."

Aiaiai suspirei muito nesse livro rs.. E claro que não contei nem metade do que acontece, não iria querer estragar as surpresas de quem vai ler. O livro não é só romance, tem bastante ação, afinal se tratam de lobos, e eles não são lobos tão simpáticos.

"E então eu abri meus olhos e era só Grace e eu - nada em lugar algum a não ser Grace e eu - ela pressionando seus lábios juntos como se quisesse guardar meu beijo dentro dela, e eu, segurando esse momento que era frágil como um pássaro em minhas mãos." (Sam)

A narrativa e mágica, a forma como os capítulos são divididos me surpreendeu, ora um capítulo é narrado sob o ponto de vista de Grace, ora pelo ponto de vista de Sam. Em cada começo de capítulo nos é informado sob qual ponto de vista será a leitura e qual a temperatura. Achei inovador. A escrita de Maggie é poética, e fica claro o quanto Sam é um rapaz culto.
O livro é recheado de quotes muito fofas, vou colocar algumas só para vocês sentirem rs... 

"Você é como uma canção que ouvi quando era criança, mas que esqueci ate que a ouvi de novo." (Grace) 
" - Eu não tenho tanta imaginação. - Grace disse. 
 - Eu tenho. Eu vou imaginar por você, tão forte que você vai acabar acreditanto nisso. - Sam"

Vale muito a pena a leitura, e se você tem preconceito por na capa do livro conter a seguinte frase "Se você é fã de Crepúsculo vai amar Calafrio" (The Observer) e talvez você não tenha gostado da saga Crepúsculo (o que não é o meu caso visto que eu amo completamente a série), não se deixe levar por isso e leia o livro. Não tem comparação, não achei nada parecido. 
Está sem dúvidas na minha lista de favoritos, e como eu escrevi nesse post sobre as estreias deste ano, Linger, a continuação de Calafrio (a trilogia é chamada de "Os lobos de Mercy Falls") está prevista para este mês!! Mal posso esperar!

E quem já leu, gostou? Comente, é super rápido, fácil e deixa uma blogueira muuuito feliz!!
Beijos enormes!

20 comentários:

  1. amei a forma como vc descreveu o livro, me despertou uma vontade imensa de lê-lo. vou esperar sair o segundo e comprálo, tenho lido muitos elogios sobre esse livro mas a sua resenha foi cativante.
    abraços.

    ResponderExcluir
  2. OI Juh, esse livro esta no topo da minha lista de compras. EU PRECISO LER URGENTE!!!

    E como sou apaixonada por Crepúsculo nao me importo nem um pouquinho com a frase de capa, rsrsrsrs.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Adorei Calafrio, a capa é horrível mas o livro é fofo!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha. Estava receosa de comprar esse livro e não gostar. Agora tô louca pra ler! bjos querida.

    ResponderExcluir
  5. JUUUUH!
    Pulei a resenha porque esse livro tá aqui na minha fila e tá quase chegando a vez dele.
    Tenho certeza que vou adorar, mas tenho medo de ler sobre ele e criar muitas expectativas >_<

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  6. Olá Juh, sou super romântica e adorei os quotes que separou para mostrá-los na resenha. Adorei também a forma como você apresentou a história e mesmo não gostando de Crepúsculo acho que vou dar uma oportunidade para conferir este livro.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  7. Livro tão poético! *_*
    Adorooo!

    Que venha o tercerio! #já li linger
    bjosss

    ResponderExcluir
  8. Hey ^^

    Realmente o livro é lindo, tão simples e fofo, só tenho uma crítica pessoal sobre ele, achei um pouquinho amarrado, digo, as cenas floresta, quarto, escola kkk (acho que gosto de um pouco mais de ação) kkk

    Xoxo

    :: Loma

    ResponderExcluir
  9. Já comprei o livro, vou ler esse mês ainda, tudo graças a uma indicação da minha amiga, que acabou me infectando tanto que não resisti e comprei.
    Anyway, eu também acho a capa do livro (brasileira) perfeita, muito linda - na minha opinião, bem mais que a americana.
    Bjs ;*
    Isa.
    ~Portal dos livros

    ResponderExcluir
  10. Parece ser muito bom mesmo! estou te seguindo.

    paginadaleitura.blogspotcom

    ResponderExcluir
  11. Eu adorei a série Crepúsculo, mas finjo que o livro Amanhecer não existe, fiz meu próprio final :P
    Eu sabia que Calafrio era sobre lobisomens, mas não sabia que tinha tanto romance! Ai, quero ler! Mas, outra série??? Gente, não dou conta hahahaha

    ResponderExcluir
  12. Oi guria! Finalmente retribuindo as imensas visitas que vc faz no Guria... e pra comentar de um livro que eu AMO muito *-*

    Calafrio é perfeito. Te faz suspirar e acreditar que o amor verdadeiro está ali, na tua frente *poética*

    Ótimo livro!

    bjs =*

    ResponderExcluir
  13. Juh, não fique deprimida! Soube que a Agir vai lançar o Linger ainda este mês ou em fevereiro. :D
    Sério, te juro que esse livro nunca me chamou a atenção, principalmente por se tratar de lobisomens, e não vou muito com a cara deles... A não ser os da série The Immortals After Dark. Ulálá!
    Mas voltando antes que me disperse em fantasias. Hahahahaha xD

    Adoro essa coisa de dividir os capítulos do ponto de vista de um ou do outro alternadamente. É o que acontece em First Light, e realmente abre mais o universo para os leitores ao mesmo tempo que deixa os personagens meio às escuras. *autora malvada que adora fazer os personagens sofrerem*

    E você acabou de virar mais uma das malvadas (junto com a @leiturasefofura e a @paros28) por me fazer ficar com vontade de ler o Shiver mesmo sendo sobre lobisomens! >.<

    Adorei a sua resenha, Juh!!! Melhorando cada vez mais. \o/
    Também amo você! S2

    Beeeeijos
    Vivi
    The Bookaholic Princess

    ResponderExcluir
  14. Eu já tinha lido esse livro a muuuuuuuito tempo. Eu achei o romance fofo, sabe Juh? Mas achei o livro meio WTF pela escritora ter mudado bastante a história dos lobisomens, mas não posso negar que o livro é bom :) Mas é uma série que nem faço questão de continuar rs


    beeeijos!
    World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  15. Oi Jú!!
    Já vi esse livro mas fico com o maior pé atrás!! Eu sempre tive um problema com lobisomens... nunca fui fã das histórias deles!
    Eu tenho esse livro em e-book e quem sabe resolvo dar uma chance! Mas comprar eu não compro não! hahahaha
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  16. Juuu

    Nossa, a capa é muito linda e sua resenha melhor ainda.
    Fiquei com vontade de ler esse livro agora, comofaz?

    Att. Guilherme
    Burn Book

    ResponderExcluir
  17. Oi Juh,

    Amei chegar aqui e encontrar essa resenha. Nao que eu nao goste das outras, mas essa em especial foi sobre CALAFRIO.
    O ultimo livro que li em 2010 e o livro que me fez pensar, porque nao li antes?, o livro que me fez suspirar e desejar um SAM, o livro que enfim concretizou o que eu já sabia, os lobos são os melhores =P

    Calafrio é um livro complicado de se resenhar, ao menos para mim foi, vc flui de maneira natural, nem te digo que ambas estao parecidas e a minha ja esta pronta a tempos. Mas fazer o que Juh? Entender Calafrio, so lendo. E digo que quem ainda nao leu, esta perdendo tempo!

    Visto a camisa e sou SAM até o fim. Agora é so esperar (coisa que ja nao aguento mais), vir Linger!!!

    Desejo a vc um otimo ano de 2011, que seja um ano de sucesso para o blog e que seja prospero de livros para vc.

    Beijinhos,

    Lilia Reis

    ResponderExcluir
  18. Ai Ju, adorei a resenha!
    Você conseguiu passar, pelo menos para mim, que o livro é fantástico. Tenho visto boas críticas em relação a Calafrio e isso me deixou muuuito curiosa ^^

    Só a questão do romance já contou para mim (eu sou uma manteiga derretida, amo uma paixão arrebatadora em livros). Sem contar que eu amo lobos (sou team Jacob hahahahaha) então acho que a história tem tudo para me conquistar.

    Ok, sou muito fã de Crepúsculo, então vou me APAIXONAR por Calafrio! hihihihi

    Beeijos!
    Ingryd Lessa
    PseudoEstante

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha, embora tenha acabado Calafrio recentemente e não tenha gostado! Mas é super legal ter acesso a opiniões diversas da minha, que me permitam ver o livro por outros ângulos ;)

    Stiefvater é uma boa escritora, sem dúvida, mas o tipo de romance que se desenvolveu entre Sam e Grace me lembrou demais Crepúsculo (de um modo negativo) pelo nível de dependência criado entre o casal :/

    :**,
    Léka

    ResponderExcluir
  20. Amei sua resenha, estou escrevendo e logo logo talvez se vocÊ deixar me juntarei sua equipe de colunistas .ficaria muito feliz.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti