15 de dezembro de 2014

Reconstruindo Amélia - Kimberly McCreight

Reconstruindo Amélia
Autor: Kimberly McCreight 
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 352
Avaliação: 
Sinopse: Kate Baron, uma bem-sucedida advo­gada, está no meio de uma das reuniões mais importantes de sua carreira quando recebe um telefonema. Sua filha, Amelia, foi suspensa por três dias do Grace Hall, o exclusivo colégio particular onde estuda. Como isso foi acontecer? O que sua sensata e inteligente filha de 15 anos poderia ter feito de errado para merecer a punição?
Sua incredulidade, no entanto, vai aos poucos se transformando em pavor ao deparar, no caminho para o colégio, com um carro de bombeiros, uma dúzia de policiais e uma ambulância com as luzes desligadas e portas fechadas. Amelia está morta. Aparentemente incapaz de lidar com a suspensão, a garota subiu no telhado e se jogou. O atraso de Kate para chegar a Grace Hall foi tempo suficiente para o suicídio. Pelo menos essa é a versão do colégio e da polícia. Em choque, Kate tenta compreender por que Amelia decidiu pôr fim à própria vida. Por tantos anos, as duas sempre estiveram unidas para enfrentar qualquer problema. Por que aquele ato impulsivo agora? Suas convicções sobre a tragédia e a pró­pria filha estão prestes a mudar quan­do, pouco tempo depois do funeral, ela recebe uma mensagem de texto no celular: Amelia não pulou. Alternando a história de Kate com registros do blog, e-mails e posts no Fa­cebook da filha, Reconstruindo Amelia é um thriller empolgante que vai surpreender o leitor até a última página.
Comecei a ler o livro por indicação de uma amiga e acho que não era o momento e acabei parando. Durante minha última viagem, retomei a leitura e fiquei me perguntando porque foi que desisti de ler, quando peguei pela primeira vez.

Amélia é uma adolescente de 15 anos, que tem uma melhor amiga, estuda num dos melhores colégios de Nova York e tem excelentes notas. Kate, a mãe de Amélia é uma advogada bem sucedida, que trabalha num grande escritório. As duas vivem sozinhas, Kate é mãe solteira e nunca contou maiores detalhes para  Amélia sobre seu pai.

Tudo parece normal, quando Amélia começa a fazer perguntas sobre o pai, até então, Kate ainda acha que é apenas curiosidade e mesmo com medo de ter que contar a verdade, acaba seguindo em frente.
Até que recebe um telefonema da escola, pedindo que vá até lá e ao chegar, descobre que Amélia se jogou do telhado, se suicidando.

Kate fica completamente arrasada. Se afasta do trabalho e de todos, porém, quando acha que vai retomar a vida, recebe uma mensagem anônima no celular, dizendo que Amélia não pulou. Com isso, tudo muda e ela passa a investigar o que realmente aconteceu com a filha e quem causou sua morte.

A história é de tirar o fôlego, cheia de suspense. É um livro intenso, que nos leva a pensar sobre a vida. Me fez refletir sobre a vida. Sobre como mesmo presentes, acabamos deixando de conhecer o que realmente se passa na vida de nossos filhos, em suas mentes.

Essa leitura foi uma das melhores do ano. Enquanto não descobri o segredo, não consegui largar e fiquei tão tensa e curiosa, que acabei pedindo spoiler pra Naiara (obrigada Nai, pela indicação e por me ajudar com a curiosidade). Mas mesmo com o spoiler, continuei lendo e mesmo sabendo antecipadamente o que aconteceria, o final, as revelações, foram de tirar o fôlego.

A autora faz a narrativa entre presente e passado. Amélia e sua mãe Kate, são as pessoas que narram o livro. E a narração de Amélia acontece inclusive até o momento em que ela cai do telhado. E UAU!!!! Que momento "perfeito" a autora criou. Realmente emocionante. Como eu já esperava por isso, fiquei tensa e ansiosa, achando que não iria me chocar, mas me choquei assim mesmo, tamanha a intensidade do momento criado pela autora.

O livro aborda vários temas: bullying, homossexualidade, traição, amizade, decepções, intrigas. Contém mensagens via Facebook, SMS's, e-mails, mensagens via Whats App e tem até um blog secreto, que revela os segredos mais constrangedores dos alunos do colégio.

Reconstruindo Amélia é um livro forte, intenso e que nos faz refletir muito sobre a vida, sobre o que acontece ao nosso redor e muitas vezes, não enxergamos. Recomendo muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti