Editora: Record
Número de páginas: 319
Avaliação:





(Skoob)
Don Tillman é um homem bonito de 39 anos. Pratica exercícios físicos regularmente, se alimenta bem e é um brilhante professor de genética, no entanto sua habilidade social é zero. A vida de Don segue um padrão devidamente calculado, evitando o desperdício de tempo. Seu cardápio da semana é previamente definido tornando as coisas muito simples e práticas.
Existe apenas um problema que nem mesmo o cérebro brilhante de Don consegue resolver, ele nunca teve uma namorada e acredita ser praticamente impossível arranjar uma esposa. Sendo assim, com a ajuda de seus dois (e únicos) amigos, Claudia e Gene, ele desenvolve o Projeto Esposa, onde elabora um questionário detalhado, com todas as características que ele julga indispensáveis na busca pela mulher perfeita. Assim vai ser fácil selecionar a candidata ideal.
O problema é que ele conhece Rosie Jarman, uma mulher totalmente linda, mas diferente do que ele gostaria: fumante, vegetariana, não pratica esportes, pinta o cabelo, trabalha como garçonete e nunca chega em lugar nenhum na hora correta. E antes que Don se dê conta, estar com Rosie se torna uma prioridade, contrariando totalmente sua programação tão ajustada.
*********
Estou completamente apaixonada por esse livro! Don é um dos personagens mais interessantes que eu já "conheci". Para mim, ele é uma versão mais velha de Sheldon Copper (da série The Big Bang Theory, que eu amo), e eu nunca imaginei que um personagem tão sistemático e aparentemente desprovido de sentimentos pudesse ser tão charmoso.
"-Creio que encontrei uma solução para o Problema Esposa.
Tal como acontece com tantas grandes descobertas científicas, a resposta parece
óbvia quando analisada em retrospecto. Mas, se não fosse por uma série de
eventos não programados, muito provavelmente eu não a teria descoberto."
Don segue uma rotina rígida, ele contabiliza horas e minutos para tudo. Desde o sono até mesmo a limpeza do banheiro. Ele não costuma gastar dinheiro com roupas, usa praticamente as mesmas, julgando apenas a qualidade do tecido e conforto. Achei o máximo a maneira como ele nos apresenta os personagens, calculando o IMC (índice de massa corpórea): "O chefe, um homem de meia-idade (e IMC estimado em vinte e sete)...". É como se Don não sentisse emoções, como se tudo dependesse da razão e de um estudo detalhado comprovando a teoria. Quando ele conhece Rosie sua vida regrada começa a sofrer alterações, ele decide ajudá-la no Projeto Pai, que consiste em identificar o verdadeiro pai de Rosie, através de testes de DNA. O que seria simples, se não fosse o detalhe de que existem mais de quarenta possíveis candidatos e nenhum deles vai disponibilizar o DNA de bom grado.
Foi encantador e emocionante acompanhar a narrativa de Don, em primeira pessoa, e ver sua transformação, que aconteceu de forma sutil e sem grandes tropeços. Rosie deu graça ao livro, sua forma de enxergar e viver a vida é contagiante. Ela é o equilíbrio perfeito para Don.
"Eu convidei você para vir aqui esta noite porque, quando percebe que quer passar o resto da sua vida com alguém, quer que o resto de sua vida comece o mais rápido possível."
Graeme Simsion criou um livro leve, romântico, divertido e de leitura muito ágil. Acho difícil não se apaixonar pela leitura e desejar terminá-lo logo para saber o que acontece com os protagonistas, e ao mesmo tempo lamentar pelo fim dessa história tão linda. Simsion não explora apenas a história de Don e Rosie, acompanhamos também um pouco do relacionamento de Gene e Claudia, que são casados há muito tempo e mantém um casamento aberto, que pode ter dado certo há alguns anos, mas agora parece não funcionar.
Aprendi diversas pequenas lições, todas extremamente válidas. O Projeto Rosie, se tornou um dos meus livros queridinhos, daqueles que quero reler o quanto antes. A capa me agradou demais, todas as imagens tem ligação direta com a história, e agradeço muito a Record por ter enviado o livro! Leitura mais do que recomendada! *___*

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigada pelo seu comentário! ;)