8 de agosto de 2013

10 coisas que nós fizemos - Sarah Mlynowski

Autor: Sarah Mlynowski
Editora: Galera
Número de páginas: 331

Avaliação: 
(Skoob)

April tem 16 anos e não está disposta a mudar de cidade para acompanhar o pai e a madrasta. Sua vida chegou num estágio maravilhoso, ela tem amigas incríveis e um namorado lindo e carinhoso, e vai fazer de tudo para não perder isso. 

Com a ajuda de sua amiga Vi, April consegue convencer o pai a deixá-la morar na casa da amiga, até que ela termine o ano letivo. O problema é que elas esconderam um pequeno detalhe, a mãe de Vi não vai estar em casa nos próximos seis meses, as garotas estarão completamente sozinhas. 

Tudo parecia ser maravilhoso, April teria um quarto no porão da casa de Vi, onde teria total privacidade com seu namorado, além disso ela acabava de ganhar um carro e sua própria conta bancária. Entretanto, uma sucessão de mentiras e coisas que provavelmente elas não deveriam ter feito, mostra que nem tudo é o que parece e que ser responsável por seus atos é muito mais difícil do que elas imaginavam.
*****

Que livro delicioso, a leitura flui em uma rapidez que quando a gente percebe, o livro acabou! Fiquei presa na história logo no inicio, a primeira mentira já me deixou doida para saber como April ia se virar, como tudo terminaria. Sem contar que me diverti demais com cada confusão!

Sarah Mlynowski realmente conseguiu introduzir o leitor ao universo adolescente, me senti com 16 anos novamente, quando tudo o que eu queria era viver intensamente sem me preocupar com problemas ou contas para pagar. Ao mesmo tempo que April é uma adolescente típica, percebemos que ela já passou por diversas coisas na vida, que sua vida nem sempre foi fácil.

"- Por que você acha que as pessoas traem? - perguntei.
- Porque estão entediadas? Porque podem? Porque são egoístas e acham que têm direito a tudo o que quiserem? Porque não acham que serão descobertas?"

São 10 capítulos, cada um relatando uma das coisas que April e suas amigas fizeram, e que não deveriam. E cada capitulo é dividido em subcapítulos, para a leitura não ficar cansativa. O livro é narrado por April, em primeira pessoa, e o que eu mais gostei, é que ele é recheado de menções ao passado, flashbacks de acontecimentos anteriores. Isso enriqueceu ainda mais o texto, e não se preocupem, não é confuso.

10 coisas que nós fizemos (e provavelmente não deveríamos) é um livro sobre amizade, família, traições, primeiro amor e amadurecimento. Com uma narrativa leve, divertida e fluída, Sarah Mlynowski ganhou o meu coração e ao final do livro eu já estava com saudades de April e seus amigos. Agora quero muito ler a série Magic in Manhattan, também lançada pela Galera (o primeiro livro se chama Feitiços e Sutiãs). Leitura mais do que recomendada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti