11 de setembro de 2012

[Filme] Rede de Intrigas

Rede de IntrigasTítulo Original: Network
Elenco: Faye Dunaway, William Holden, Peter Finch
Direção: Sidney Lumet
Roteiro: Paddy Chayefsky
Gênero: Drama
Duração: 121 minutos

Sinopse: Apresentador de TV é demitido devido sua baixa audiência. Quando seu programa ainda estava no ar, ele anuncia a demissão e avisa que irá se matar durante o programa da semana que vem. Isso faz com que o público fique extremamente curioso a passe a elevar sua audiência às alturas, devidamente aproveitada pelos responsáveis do programa. Isso faz nascer um louco profeta, em uma das mais ácidas críticas ao modo de se fazer televisão no mundo. Vencedor de 4 Oscar: Melhor Ator (Peter Finch), Melhor Atriz (Faye Dunaway), Melhor Atriz Coadjuvante (Beatrice Straight) e Melhor Roteiro Original

Oi povo, sentiram minha falta?? Depois de duas semanas sem computador eu estou de volta, pra felicidade de todos...ou não!
Mesmo sem computador e com um feriado nesse meio tempo, eu não consegui assistir algum filme, fora o que fui obrigada a assistir para a faculdade, e é ele mesmo que vou resenhar, prometo que nesse fim de semana eu corro pro cinema, mas por enquanto é o que eu tenho :x
Como eu disse, assisti a esse filme pra faculdade, portanto não vou dizer se ele é realmente bom ou não, porque tudo que eu assisto/leio por obrigação eu acabo não gostando, mas se depois eu vou assistir de novo eu posso amar. Complicado eu sei, mas é assim que a coisa acontece!
Rede de Intrigas é um filme bem antigo, de 1976, onde conta os bastidores de uma grande emissora de TV, mesclando o panorama sombrio do alto escalão de uma rede de televisão e o romance doloroso e inusitado entre os personagens. Howard Bale (Peter Finch), âncora de baixa audiência que depois de 20 anos trabalhando no meio desiste da sua carreira e ao vivo, anuncia seu suicídio, fazendo com que sua audiência dispare e ele se torne apresentador com grande destaque na casa e sua demissão seja cancelada.
De ancora de jornal Howard passa a ser apresentador histérico graças a Diane, diretora de programação, workholic e muito, muito ambiciosa. Diane é obcecada por seu trabalho, mede sua vida através das taxas de audiência e nos milhões de dólares que a rede recebe. Nada de sonhos e realizações, pra ela, o importante é fazer seu trabalho gloriosamente e conseguir chegar num bom nível de audiência, e não mede esforços pra conseguir oque quer. Tanto que mantem um caso com Max Schumacher, executivo de jornalismo, enquanto planeja roubar seu cargo. Com total frieza em suas atitudes a vida completamente voltada ao trabalho se reflete na organização de sua casa, como algumas cenas mostram a sua casa é completamente desorganizada porém seu escritório é incrivelmente arrumado, clara referência a sua preferência pelo trabalho.
O filme é cheio de cenas marcantes, como por exemplo, quando Max começa a explicar a mulher o porquê pretende se separar, Max avalia seu futuro e deixa claro que sabe o ninho em que esta se metendo, mas nem por isso muda de ideia. Louise a mulher de Max aparece no filme por mais ou menos 10 minutos e a boa atuação rendeu um Oscar de melhor atriz coadjuvante para Beatrice Straight, Peter Finch e Faye Dunaway também ganharam o Oscar pelo filme como melhor ator e atriz, prêmios merecidos pela incrível atuação do casal.

Rede de Intrigas é um filme bom, cheio de criticas a forma como a televisão consegue manipular as pessoas e de como muito se vendem pra esse sistema. Talvez se eu assistir ao filme depois que a matéria da faculdade terminar eu possa achá-lo ótimo, por enquanto eu me lembro das aulas e me bate aquele desânimo, mas fica a minha dica, assistam Rede de Intrigas. Vale a pena. :D

Espero que tenham gostado!
Beeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti