22 de setembro de 2012

Divagando: A Ressaca Literária

Sabe aquele momento em que você simplesmente não consegue ler mais nada? Você pega o livro nas mãos, lê as primeiras páginas, percebe que não absorveu nada e decide deixar o livro de lado. E para piorar, esse processo se repete por alguns dias (ou meses). 

Pois é, essa é a famosa Ressaca Literária. Quem ainda não teve, infelizmente é bem provável que terá.

Para mim, a Ressaca Literária se divide em dois tipos:

1 - Aquela que acontece devido ao acumulo de trabalho, tensões do dia a dia e estresse. Sua mente fica atribulada e a leitura se torna impossível.

2- Aquela que vem após ler um livro MARAVILHOSO. Você simplesmente não consegue achar nada a altura, fica desanimado e abandona o barco por um tempo.

A RL não chega de supetão, ela vai nos atacando aos poucos. Um livro que você leria fácil em um ou dois dias (isso vária de pessoa para pessoa, é só um exemplo), acaba levando semanas para ler. Quando você menos espera, já foi contaminado.

Eu já tive - mais de uma vez -, e confesso não ter sido assim tão ruim. É claro que para nós, bookaholics convictos ficar um tempo sem ler aquela imensa pilha de livros é um tanto desesperador. Mas olha, acreditem, existe vida mesmo sem os livros. :P

Decidi escrever sobre isso por sugestão do @guimartinslemes, que me confessou estar entrando em uma Ressaca das bravas! Ele disse que seria interessante falar sobre isso no blog, e contar para vocês o que eu costumo fazer quando esse mal me atinge (que dramático).

Não sou a melhor das escritoras, e nem sei se esse tipo de post agrada à vocês (me digam nos comentários o que acharam), mas vou contar como eu resolvo esse problema.
  • Eu não coloco uma meta: “vou voltar a ler normalmente daqui a seis dias”. Não funciona assim, não dá para definir um tempo. Então, eu não me pressiono.
  • Não insisto na leitura. Senti que não está fluindo, que o problema sou eu e não livro, eu simplesmente paro. Só volto a pegar o livro quando estiver me sentindo melhor.
  • Assisto a filmes e séries, me distraio ao máximo com outras coisas. Paparico ainda mais o meu marido (já costumo fazer isso mesmo em meio às leituras hehe), visito meus familiares, ou seja, mudo a rotina.
É importante dizer que às vezes, o problema não é uma Ressaca Literária realmente, de repente é apenas um livro que não faz seu estilo, não combina com o seu momento. 

Repetir seguidamente o mesmo gênero literário, para algumas pessoas se torna maçante. Se você é assim, varie o gênero e seja feliz.

Outro ponto, não leia por obrigação! Nessa onda de parcerias em blogs e tudo o mais, a maioria das pessoas se sente obrigada a ler um determinado livro. Eu fujo disso totalmente, só solicito o que eu realmente quero ler. E no caso dos livros que chegam sem serem solicitados, eu leio apenas o que faz o meu estilo. Simples assim.

Bom, essas são as minhas alternativas, a maneira como eu lido com isso. Pode ser que para vocês, a Ressaca Literária se apresente de outra forma, e vocês usem outros meios para mandá-la embora. E é justamente por isso que quero saber: Vocês já passaram por isso? Como fugiram da Ressaca Literária?


Beijos :) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti