22 de julho de 2014

Filme: Transformers 4 - A Era da Extinção

Título Original: Transformers - Age Of Extinction
Lançamento: 2014
Direção: Michael Bay
Elenco: Mark Wahlbegr, Stanley Tucci, Kelsey Grammer
Gênero: Ação, Ficção Científica

Sinopse: "Alguns anos após o grande confronto entre Autobots e Decepticons em Chicago, os gigantescos robôs alienígenas desapareceram. Eles são atualmente caçados pelos humanos, que não desejam passar por apuros novamente. Quando Cade (Mark Wahlberg) encontra um caminhão abandonado, ele jamais poderia imaginar que o veículo é na verdade Optimus Prime, o líder dos Autobots. Muito menos que, ao ajudar a trazê-lo de volta à vida, Cade e sua filha Tessa (Nicola Peltz) entrariam na mira das autoridades americanas."

Eu nunca fui muito fã de Transformers, na verdade eu nunca tinha assistido nenhum filme da franquia no cinema até agora. Apesar de achar eles um bom tipo de entretenimento com uma boa quantidade de ação, eu nunca me senti aquela ansiedade por assistir como acontece, por exemplo, com os filmes da Marvel. Mas acontece que voltei para a minha cidade durante as férias, o cinema 3D tinha acabado de inaugurar por aqui e o namorado queria muito ver. Então eu fui assistir e confesso que curti mais do que esperava. 

Após a guerra entre os Autobots e Decepticons, os humanos, principalmente aqueles que estão no poder, passaram a temer qualquer envolvimento com desavenças alienígenas e como elas podem significar o fim da nossa raça. Sendo assim agora os gigantes robôs alienígenas desapareceram para fugir daqueles que os estão caçando. 
Cade (Mark Wahlberg) é um mecânico que adora construir coisas novas a partir de máquinas antigas e acabadas e é assim que ele acaba comprando um velho caminhão. O que ele nunca imaginaria é que o veículo é, na verdade, Optimus Prime e que com isso ele vai acabar envolvendo ele e sua filha, Tessa (Nicola Peltz), no meio dessa nova guerra. 

Acho que o grande problema dessa franquia são os personagens, mais precisamente os atores escolhidos para interpretá-los. Dessa vez, porém, não posso dizer que desgostei completamente do protagonista feito pelo Mark Wahlbegr. Ele se encaixa bem no papel, convence e traz para as cenas o que se é necessário em um protagonista, mas, ao mesmo tempo, não consegue ser tão bom assim ao criar uma conexão com o telespectador. Outra exceção para mim é o Stanley Tucci, o seu papel não é o dos melhores, mas eu simplesmente amo o ator, já que ele está em dois dos meus filmes favoritos (Julie & Julia e O Diabo Veste Prada. Eu sei, não me julguem) e em vários outros que eu gosto muito, e é impossível para mim deixar de gostar do seu trabalho.
Mas todos os outros atores deixam muito a desejar na construção dos seus personagens. Achei interessante, por exemplo, que a garota nesse filme seja a filha do protagonista e não seu interesse amoroso, isso muda um pouco a dinâmica das coisa. Mas mais uma vez eles obviamente escolhem uma atrás por causa da sua aparência física e não por sua atuação, a personagem da Nicola Peltz é rasa e não consegue passar as emoções como deveria. 
Eu considero esse o maior problema da franquia como um todo porque ele traz personagens que lutam pela sobrevivência, mas que não tem o carisma suficiente para fazer o telespectador se importar com eles. Vocês também conseguem enxergar a distorção nisso?

Por outro lado, não tenho nada do que reclamar da ação ou do enredo como um todo. Gostei bastante que do quanto a estória se movimentou, da várias reviravoltas. Além disso as cenas de ação são muito bem feitas e eletrizantes de verdade, tanto que chega a ser até um pouco demais depois que o filme acaba. Ele é longo, tem quase três horas de duração, sendo que oitenta por cento dele é construído de cenas de ação. Então por mais que todo esse tempo tenha sido positivo para o desenvolvimento de todos os plots necessários, também preciso confessar que quando acabou eu fiquei aliviada por finalmente poder respirar. Então fica a dica, se for escolher o 3D lembre-se que são quase três horas de coisas voando na sua cara e isso pode ser um tanto quanto cansativo. 

Mas, como um todo, eu gostei bastante de Transformers 4. Ele não mudou a minha visão pela franquia, não me fez ansiar pela continuação - que com certeza vem -, mas me deu horas de diversão e me fez gostar do que estava assistindo. Se é isso que você procura, não vai se decepcionar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti