10 de dezembro de 2013

Filme: R.I.P.D. - Agentes do Além

Título Original: R.I.P.D.
Lançamento: 2013
Direção: Robert Schwentke
Elenco: Ryan Reynolds, Jeff Bridges, Kevin Bacon
Gênero: Ação, Fantasia, Comédia

Sinopse: Nick Walker (Ryan Reynolds) é um policial que morreu recentemente. Para sua surpresa, sua alma foi enviada para o Departamento Descanse em Paz, uma espécie de agência que trabalha às escondidas na Terra. Devido à sua experiência, Nick logo é enviado de volta à Terra para trabalhar ao lado do veterano Roy Pulsipher (Jeff Bridges). Juntos, eles precisam encontrar o assassino de Nick.

Desde de o título, passando pela agência secreta que caça seres inimagináveis, até a mistura de ação e - muita - comédia, tudo em R.I.P.D. grita semelhanças com M.I.B que pode não ser uma franquia perfeita, mas que agrada a todos por cumprir muito bem seu papel. O problema é que R.I.P.D. não chegou nem perto da qualidade de Homens de Preto e desperdiçou uma ideia original realmente interessante. 

R.I.P.D - Agentes do Além é uma adaptação da HQ, de mesmo nome, para o cinema. No filme conhecemos o policial  Nick Cruz (Ryan Reynolds) que acaba de ser assassinado e vai para o Além. Lá Nick é recrutado para um tipo especial de agência especial, a Rest in Peace Departament (R.I.P.D.), que caça e prende espíritos que se escondem na Terra depois de mortos. Nick é designado a ser parceiro de Roy (Jeff Bridges), um policial veterano e com gênio forte, e juntos descobrem que a morte de Nick está relacionada a um plano que pode mudar tudo. 

A impressão que fica mais dominante sobre o filme é a forma como tudo parece tão genérico e sem vida. Em nenhum momento o diretor Robert Schwentke trouxesse profundidade para sua produção, seus personagens são superficiais e pouco trabalhados, o mundo fantástico não é bem caracterizado e explicado e o roteiro é simplesmente decepcionante. A única preocupação visível é apostar nas piadas sem imaginação e fazer grandes cenas de ação que, por incrível que pareça, não conseguem entreter como deveriam. 

Eu gosto dos trabalhos do Ryan Reynolds - Três Vezes Amor, em que ele é o protagonista, é um filme que eu vivo assistindo - e acho ele um ator muito competente, principalmente quando se trata de comédias, mas apesar de ter feito um trabalho bem feito em R.I.P.D. senti que Nick se tornou um personagem sem nenhum diferencial, como quase tudo no filme ele é genérico, sem nada que chame a atenção ou desperte qualquer tipo de reação de quem assiste.
Jeff Bridges é um grande ator, sem nenhuma dúvida, e consegue fazer do Roy o melhor personagem do filme, com a sua personalidade badass e arrogante e seu jeito sulista, porém, no meio de toda a incompetência do filme, tudo isso se perde. O que fica é que o ator fez tudo que podia para dar o seu melhor ao personagem, mas nem o seu diferencial e a ótima química entre ele e o Ryan Reynolds em cena conseguem salvar ambos os personagens.
R.I.P.D. também sofre com a falta de um vilão decente, Kevin Bacon também é um muito bom ator que sofreu com o roteiro imensamente fraco. Seu personagem não tem carisma nenhum e não convence em parte alguma do filme. 

A comédia escrachada é uma aposta do filme e, mesmo tirando algumas risadas aqui e ali, é usada de forma muito previsível e preguiçosa, o que fica visível nos diálogos fracos e ridículos. A ação que é, talvez, a parte que mais tem destaque também não consegue salvar o filme. Elas não conseguem entreter ou empolgar, acontecem de uma forma um tanto quanto desenfreada e contam com efeitos que oscilam entre muitos bons e risíveis.

R.I.P.D. - Agentes do Além é um filme feito somente para arrecadar dinheiro, sem nenhuma veia artística, sem nenhum aprofundamento e que subestima o telespectador acreditando que ele ficaria satisfeito com algo tão genérico. Quem conhece as HQs - que não é o meu caso - diz que é realmente triste ver uma estória tão boa ser desperdiçada e preciso concordar que o filme tinha tudo para ser um grande blockbuster, mas jogou tudo fora com o enredo preguiçoso e incompetente. Se vocês tem algum interesse em assistir R.I.P.D. só aconselho uma coisa: espere passar na Sessão da Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti