12 de novembro de 2013

Filme: Família do Bagulho

Título Original: We're the Millers
Lançamento: 2013
Direção: Rawson Marshall Thurber
Elenco: Jennifer Aniston, Jason Sudeikis, Will Poulter, Emma Roberts
Gênero: Comédia

Sinopse: Após ser roubado, o traficante de meia tigela David Clark (Jason Sudeikis) é obrigado por seu chefe, Brad Gurdlinger (Ed Helms), a viajar até o México para fechar uma negociação envolvendo um grande carregamento de maconha. Para tanto David precisa formar uma família de mentira e com isso convida a stripper Rose O'Reilly (Jennifer Aniston) para ser sua falsa esposa. A delinquente Casey (Emma Roberts) e o virgem Kenny (Will Poulter) logo entram no plano e juntos eles formam os Miller, que aparentemente estariam fazendo uma pacata viagem rumo ao México a bordo do trailer da família. Entretanto, ao longo do caminho os antigos hábitos voltam à tona e nem tudo sai como o planejado.

Família do Bagulho tem uma das piores adaptações de títulos já feitas, do original We're the Millers (Nós somos os Millers) para o título escolhido no Brasil existe um abismo gigantesco. Mas não tem como negar que o título tem uma relação muito grande com a estória e passa muito bem o tipo de humor abordado no filme. 
O filme conta a estória de David Clark, um traficante que acaba sendo forçado por seu chefe a trazer do México um carregamento de maconha e encontra o disfarce perfeito em uma família tradicional. Para isso, envolve no plano seu vizinho bobão Kenny, a delinquente do bairro Casey e a stripper Rose que juntos vão, a bordo de um trailLer, colocar a prova o disfarce de uma família unida e feliz. 

Eu sou uma fã de comédias, e Família do Bagulho segue a fórmula básica para o gênero: personagens estereotipados + situações malucas + piadas envolvendo temas clichês. Só que aqui, tudo funcionou muito bem, não dá pra negar que me arrancou várias risadas e me prendeu a atenção até o último minuto. 
O filme aposta bastante no besteirol e nas situações bizarras em que seus personagens se envolvem para trazer a comédia e acho que, nesse caso, esses recursos foram bem dosados, em nenhum momento eu fiquei incomodada com o que estava vendo, coisa que acontece bastante comigo quando assisto outros filmes do gênero. 

O que me chamou bastante atenção antes mesmo de assistir foi o elenco já que conta com a Jennifer Aniston e a Emma Roberts, atriz que eu gosto bastante e, infelizmente, teve pouco destaque no filme. Os personagens não fogem, em momento nenhum, de seus estereótipos pré definidos, Aniston como um stripper que sabe interpretar muito bem uma mãe de família, Sudeikis como um cara que arrisca tudo para não perder o dinheiro que está em jogo, Roberts como uma garota um tanto quanto louca e despreocupada e Poulter - não tem como não lembrar do Eustáquio de As Crônicas de Nárnia - como o garoto virgem, bobão e bem intencionado. Porém, apesar dos clichês, o elenco todo tem uma química incrível e fazem valer pela interpretação. Foi uma combinação certeira e que se encaixou super bem na estória do filme. 

O filme é composto de clichês e o diretor Rawson Marshall Thurber usa e abusa deles com consciência,  nunca tentando nega-los para quem está assistindo. Então, mesmo que você já saiba como vai terminar, a forma como os clichês foram colocados te deixa grudado na tela o tempo todo. 
Existem também alguns defeitos mais sérios, como vilões fracos e algumas situações extremamente incoerentes - o trailler que se conserta magicamente sozinho, por exemplo -, mas esses tipos de problemas não se tornam cruciais em uma comédia, podendo ser facilmente esquecidos. A única coisa que me deixou mais triste foi perceber que os momentos mais engraçados já foram entregues no trailer, o que acaba tirando uma pouco da graça e do elemento surpresa. 

Família do Bagulho é uma comédia clichê que aposta em piadas escrachadas e situações bizarras, mas que, ao mesmo tempo, tem um ótimo elenco e arranca muitas risadas fazendo tudo valer a pena. Quem curte o gênero com certeza vai aprovar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti