16 de abril de 2013

Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Autor:  Jane Austen
Editora: Martin Claret
Número de páginas: 302


(Skoob)


Elizabeth Bennet é a segunda filha da família e tem quatro irmãs, Jane - a mais velha - Mary, Kitty e Lydia. A Sra. Bennet, mãe das garotas, é uma mulher difícil, ela só vai ter paz quando conseguir casar todas as suas filhas com homens ricos e de influência. Em contrapartida, O Sr. Bennet é um homem tranquilo que ignora os devaneios da esposa e das filhas mais moças, ele tem uma ótima relação com Elizabeth (Lizzy).

A família de Lizzy está em polvorosa desde a chegada do jovem Sr. Bingley a cidade. Sua mãe está decidida a casar uma de suas cinco filhas - de preferência a mais velha - com o Sr. Bingley, visto que ele possui muitas posses. Para Lizzy, casar-se apenas por interesse financeiro é uma grande estupidez, ela não concorda com as atitudes da mãe. No entanto, parece que sua irmã mais velha, a doce Jane, está realmente interessada no rapaz, e ao que tudo indica ele nutre o mesmo sentimento por ela. Bingley é um ótimo rapaz, Lizzy fica feliz e torce pela felicidade da irmã, que é também a sua melhor amiga.

Em uma festa, dada pelo Sr. Bingley, Lizzy conhece Fitzwilliam Darcy, um homem sério e reservado, por quem ela nutre uma antipatia imediata. Ela não consegue entender como o Sr. Bingley consegue ter um amigo tão desagradável. Por mais que deseja estar longe do Sr. Darcy, Lizzy e ele acabam se encontrando mais vezes do que ela planejava, e os sentimentos de ambos acabam se transformando em algo mais.
*****

Estou COMPLETAMENTE apaixonada por este livro, agradeço muito por vocês terem escolhido O&P como leitura de março.

A trama se foca nos costumes do século XIX, a forma como as pessoas levavam suas vidas. Elizabeth é uma garota a frente de seu tempo, ela é questionadora e não aceita tudo o que lhe é imposto, apenas por ser uma mulher. Ainda que tenha sido escrito em 1813, Jane Austen criou uma protagonista forte e atual, com quem me conectei quase que imediatamente. Lizzy é impulsiva e tem mente e língua ágeis, o que em alguns casos não é uma boa coisa.

A aversão de Lizzy pelo Sr. Darcy se dá logo no primeiro encontro, ela acaba o escutando dizer que não encontrou nenhuma garota a sua altura na festa, e que sendo assim não irá dançar com nenhuma delas. Realmente não é uma boa primeira impressão concordam? Inclusive, “Primeiras Impressões” (First Impressions) foi o titulo originalmente dado por Jane Austen a este livro, e também se encaixaria perfeitamente. 

A família de Jane dividiu meus sentimentos, me apaixonei pela Jane e pelo Sr. Bennet, e nutri uma raiva imensa de Lydia e da Sra. Bennet (as outras duas garotas não fizeram grande diferença para mim). De incio não gostei de Darcy, assim como Lizzy o achei arrogante e mimado, mas no decorrer da trama Jane Austen mostrou outras facetas do personagem, fazendo com que eu o amasse totalmente. Agora entendo o motivo de tanto derretimento pelo "Mr. Darcy".

O brilhantismo de Austen é evidente, mas o que mais me chamou a atenção foi que ela criou um romance intenso e arrebatador, sem uma cena mais intima, sem sequer um beijo. Darcy é mestre em palavras, suas falas transbordam amor e a troca de olhares entre os dois aquece os nossos corações. A trama não se restringe apenas ao romance, pelo contrário, fala sobre educação, moral, distinção de classes e muito mais.

A linguagem mais rebuscada me causou estranheza nos primeiros capítulos,  mas  a narrativa ágil e com uma pitada de bom-humor tornou a leitura muito prazerosa. Orgulho e Preconceito entrou para minha lista de livros preferidos, e estou ansiosa para adquirir outros exemplares da autora! Se você ainda não leu este livro, recomendo que o faça imediatamente! Acredito que você não vá se arrepender. Recomendadíssimo!

Para finalizar, preciso dizer que essa edição da Martin Claret não é das melhores, a revisão está muito boa, mas as folhas brancas e a diagramação apertada e com letras pequenas (é uma edição de bolso) me cansou um  pouco, recomendo que comprem uma edição no tamanho normal, é o que vou fazer em breve. Não sei se consegui me expressar bem nesta resenha, estava até mesmo receosa em publicá-la - acho difícil falar de um livro que amei demais -, mas espero que gostem. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti