12 de novembro de 2012

A Sombra da Serpente - Rick Riordan

As Crônicas dos Kane #3
Autor: Rick Riordan                 
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 343

Avaliação: 
(Skoob)

Este é o terceiro e último livro da trilogia As Crônicas dos Kane, se você ainda não lei A Pirâmide Vermelha e OTrono de Fogo, pule esta resenha para evitar leves spoilers.

Infelizmente essa série que eu AMO chegou ao fim, confesso que fiquei bem triste. Por mim poderiam existir mais livros, eu não me cansaria de lê-los!

Neste volume Carter e Sadie vão viver mais uma intensa aventura, já que poderosos magos descendentes da Casa da Vida. Eles já enfrentaram o poderoso deus do mal - Set - em aventuras anteriores, mas agora quem se levanta contra eles é Apófis, o deu do Caos. E infelizmente, apesar de terem conseguido acordar o deus do sol , ele não está em sua melhor forma para ajudá-los.

O prazo para que eles destruam a serpente do Caos e restabeleçam a ordem no mundo mortal e no Maat é de apenas três dias, então eles vão mais uma vez ter que correr contra o tempo. O problema é que eles não têm apoio assim, já que os magos estão divididos e os deuses enfraquecidos.

Enquanto buscam descobrir como exterminar Apófis, Carter lida com sua paixão - talvez não correspondida - por Zia e Sadie vive um complicado triângulo amoroso envolvendo, Walt e o deus Anúbis.

A Sombra da Serpente fecha a trilogia com chave de ouro. Foi uma leitura simplesmente fantástica! Rick Riordan é cada vez melhor!

"Aqui é SADIE KANE.
Se você estiver ouvindo isso, parabéns! Você sobreviveu ao Dia do Juizo Final." (página 11)

O ponto alto é narrativa, o livro é na verdade uma transcrição do áudio original enviado por Carter e Sadie para o nosso querido Rick Riordan, mais original impossível. Os capítulos são intercalados, alguns são narrados por Sadie e outros por Carter, mas é claro que um sempre interrompe a narrativa do outro quando julga necessário. O humor é uma característica muito marcante.

Sadie é a minha personagem favorita [Não Carter, não se preocupe, eu também amo você!] ela é forte, destemida, madura e muito divertida. A situação atual da garota é bem complicada, está apaixonada por Wal Stone, um poderoso mago da Casa Brooklyn - que infelizmente foi amaldiçoado e está com os dias contados - e também por Anúbis, o deus dos funerais e da morte. Os dois são completamente diferentes, mas balançam o coração de Sadie da mesma forma.


"Anúbis: proibido. Walt: às portas da morte. se eu perdesse os dois garotos de quem gostava, bem...não havia muito sentido em salvar o mundo.
Tudo bem, eu estava exagerando um pouco. Mas só um pouco." (página 93)

Carter é simplesmente incrível, apesar de seu jeito tímido e um tanto antissocial, ele é um perfeito líder, e por causa dele que confusões ainda piores são evitadas. Torci para que Zia finalmente se libertasse de todas suas dúvidas e enxergasse o garoto verdadeiramente.

"Tentei interpretar a expressão de Zia. Mesmo depois de tantos meses, ainda era bastante dificil adivinhar o que ela estava pensando. Só olhar para ela já o bastante para causar um curto-circuito no meu cérebro. Na metade do tempo eu mal conseguia lembrar como formar frases completas." (página 55)

A aventura rola solta durante todo o livro, conforme eles vão descobrindo novas formas de lidar com Apófis (o nome do livro faz TODO o sentido), novos problemas vão aparecendo. É pura adrenalina. Garanto que você não vai se sentir entediado, isso é praticamente impossível.

Destaque para a deusa Bastet, o deus Bes (eles são incríveis e moram no meu coração) e para a mitologia egípcia  que é riquíssima e foi bastante explorada, aprendi coisas que eu nunca sequer tinha ouvido falar.

Fui facilmente transportada para todos os cenários juntamente com os Kane e seus amigos. No final eu já estava praticamente engolindo o livro de tanta ansiedade. E claro, Rick Riordan terminou a história lindamente, resolvendo os principais conflitos (inclusive o triângulo amoroso, Riordan soube como resolver isso com maestria!), mas deixando aquela ponta solta sabe? Caso ele decida que, bem, talvez seja interessante retornar à história dos Kane. Sem contar algumas dicas que ele dá nas páginas finais, que me deixaram COMPLETAMENTE DOIDA E EUFÓRICA! Mas não posso em hipótese nenhum dizer o que é, pois isso estragaria a emoção do momento.

Resumindo, porque eu já falei demais, este (para mim) é o melhor livro da trilogia, e merece ser lido com muito carinho. Se você ainda não leu essa série, e curte o gênero, realmente não sei o que está esperando! Levante-se daí e LEIA IMEDIATAMENTE! É sério, anda!

Beijos :) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti