19 de outubro de 2012

Resident Evil: Retribuição - John Shirley

Autor:  John Shirley
Editora: Galera Record
Número de páginas: 299
Avaliação: 
(Skoob)   

Alice achava finalmente ter encontrado um lugar seguro, longe dos mortos-vivos e de todos os perigos, mas infelizmente as coisas não são bem assim. Ela é capturada pela Umbrella Corporation

Quando finalmente retorna a consciência, ela descobre que as coisas estão ainda piores. Mutações no T-Vírus resultaram em novos seres terríveis, aberrações sanguinárias e que diferente dos mortos-vivos, possuem inteligência e armas poderosas.

Enquanto tenta entender as estranhas lembranças existentes em sua mente, Alice precisa lutar como nunca contra seus inimigos, e manter a esperança de que a raça humana possa vencer.

"Naquele momento, Alice percebeu que não seria o bastante conseguir a cura para o T-Vírus. Não, não enquanto a Umbrella ainda estivesse de pé. A corporação teria que ser destruída. Erradicada.
O serial killer teria que ser executado" (página 107)

Eu adoro Resident Evil, tanto os jogos quanto os filmes. Então, quando vi que a Galera Record iria lançar uma novelização do 5º filme fiquei empolgada para lê-lo. Eu gosto de livros que são adaptados em roteiros de filmes (lembram de Cowboys & Aliens?), ainda que eu ache que nunca fica perfeito.

No caso de Residente Evil, o problema (para mim) foi que tive certa dificuldade em visualizar as cenas de ação - que são quase 90% do livro - se eu já tivesse assistido ao filme, seria diferente. Em algumas cenas eu me esforçava ao máximo, mas não conseguia sentir a emoção da luta. É claro que isso não aconteceu em todas as cenas.

Para quem não assistiu, ou não se lembra dos filmes anteriores, o prólogo é bem eficiente. Ele faz um bom resumo de todos os filmes, desde o dia em que Alice acorda nua caída no chuveiro, até o momento em que eles encontram o cargueiro Arcadia. Gostei bastante, tinha alguns detalhes que eu não lembrava direito.

Normalmente em casos de livros baseados em roteiros, eu sempre gosto de assistir ao filme primeiro, mas nesse caso não foi possível. O filme chegou aos cinemas no dia 14 de setembro, e como aqui na minha cidade não tem cinema, ainda não consegui assisti-lo.

Apesar de ter gostado bastante - e morrido de ódio com o final - tenho a sensação de que esse não é o melhor filme da série, vamos ver se vou continuar com essa impressão após ver o que li na tela.

Eu adoro a Alice, ela é aquela mocinha que de "inha" não tem nada, mas nesse livro (filme) um lado mais sentimental dela é explorado. Novos personagens são inseridos, como Ada Wong, mas alguns antigos retornam, seja para o bem ou para o mal.

Existe uma história, que vai rolando paralelamente a de Alice, que eu curti bastante, provavelmente será mais bem explorada no próximo filme. 

Não posso entrar em maiores detalhes, isso estragaria as surpresas que a história reserva. Em suma, eu gostei bastante da leitura, foi bem rápida e fluída, eu nem sentia as páginas serem viradas. A revisão foi caprichada, não encontrei nenhum erro, e gostei muito da capa, um lindo pôster do filme. Recomendo o livro para os fãs de Resident Evil, e para aqueles que curtem o gênero. ;)

Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti