23 de julho de 2012

O livro Selvagem - Juan Villoro

Autor: Juan Villoro                       
Editora: Cia. das Letras
Número de páginas: 186
Avaliação: 

Juan tem treze anos e está passando por um momento complicado em sua vida. Seus pais estão se separando, e sua mãe não está nada bem. Ele quer passar as férias de verão em casa, ao lado da mãe, mas não é isso que acontece. Sua mãe decide que precisa passar um tempo sozinha, então Juan é mandado para a casa de seu tio Tito
O problema, é que tio Tito não é um homem comum. Completamente apaixonado por livros, Tito tem uma biblioteca invejável, não gosta de telefones e nenhum tipo de barulho que atrapalhe sua leitura, e é viciado em chá de cachimbo.
Apesar de toda essa excentricidade, tio Tito adora Juan, e acredita que o garoto seja um leitor muito especial. Para ele, Juan tem um dom todo especial de transformar tudo o que lê.
Sendo assim, ele dá ao garoto uma nobre missão: encontrar "O Livro Selvagem", um livro diferente, que nunca foi lido por ninguém e se esconde nas prateleiras da imensa casa. 

"Os livros são espelhos indiscretos e arriscados: fazem com que as ideias mais originais saiam da sua cabeça e trazem à tona outras novas, que você não sabia que tinha. Quando você não lê, essas ideias ficam presas dentro de sua cabeça e não servem para nada." (página 75)

O Livro Selvagem é um livro juvenil, mas que sem dúvidas pode ser apreciado por todas as idades!
A forma como Juan Villoro desenrola sua trama é extremamente fluída e divertida. Um livro para ser lido em uma tarde, são apenas 186 páginas.
Juan é um personagem carismático. Ele é um garoto esperto e corajoso. Achei muito fofa a maneira como ele se encanta por Catalina, a garota que trabalha na farmácia do outro lado da rua de tio Tito, e que passa a ser sua companheira de aventuras.
Tio Tito também rouba a cena, ele é completamente pirado! Não consegue ler todos os livros que tem, mas vive comprando novos (não sei, mas ele me lembrou alguém...). 
Apesar de ter personagens ótimos, para mim os protagonistas são os livros! Juan Villoro faz questão de frisar que a leitura pode ser diferente para cada um, que quando lemos um mesmo livro, podemos fazê-lo se tornar "diferente". O que para mim, faz todo o sentido do mundo!
Quantas vezes, vocês não passaram por aqui e viram uma resenha de um livro que amei, mas que vocês leram e acharam completamente sem graça? 
O livro é repleto de trechos ótimos, onde o amor pelos livros transborda. O mistério em torno do livro selvagem me convenceu, adorei o desfecho!
Recomendo com certeza. Uma leitura superválida para os apaixonados por literatura!

Beijos :) 

Um comentário:

  1. Que bacana esse livro. Parece aquele tipo de história de férias, pra relaxar a cabeça!
    Gostei da resenha, vou lê-lo!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti