8 de junho de 2012

Quem vai dormir com quem? - Madeleine Wickham (Sophie Kinsella)

Autor: Madeleine Wickham (Sophie Kinsella)
Editora: Record
Número de páginas: 319
Avaliação: 
(Skoob

Chloe Murray é uma excelente costureira, cria vestidos maravilhosos e realiza o sonho de muitas noivas, mas ela precisa de férias. Chloe mal pode esperar para finalmente estar em um lugar tranquilo com seu marido Philip e seus filhos Sam e Nat. Seu casamento precisa desse refresco, eles estão passando por uma situação delicada com a possibilidade da filial bancária onde Phil trabalha ser fechada. Seu marido não consegue pensar em outra coisa que não seja o possível desemprego, isso está minando o relacionamento dos dois.

Hug Stratton é um homem bem-sucedido, é chefe de estratégias corporativas na empresa em que trabalha e vive tomando decisões importantes. Mas em casa ele não é ouvido. Sua mulher Amanda é quem toma conta de tudo, ela que decide todos os detalhes da rotina da casa e de suas duas filhas pequenas Octavia e Béatrice. No momento ela está envolvida em uma grande reforma na casa deles, e a opinião do marido nem é solicitada. Hugh acredita que saindo de férias, eles possam se conectar e quem sabe ele consiga ter um relacionamento mais próximo com suas filhas.

O destino de férias dos dois casais é uma casa aconchegante na Espanha, emprestada por um amigo em comum, Gerard Lowe. O que eles não imaginam é que Gerard emprestou a casa para os dois casais, ao mesmo tempo.

Devido a alta temporada, é impossível encontrar um hotel vago na região, eles vão ter que dividir o espaço da melhor forma. O grande problema é que ao contrário do que todos pensam, eles não são meros desconhecidos, Chloe e Hugh viveram uma paixão intensa há quinze anos, e o relacionamento não terminou bem. As feridas do passado serão abertas e o segredos tão bem guardados podem vir a tona. 

Eu só li um livro da Sophie Kinsella até agora - Menina de Vinte - e me apaixonei perdidamente pela narrativa ágil, fluida e extremamente divertida da autora. Sendo assim, foi inevitável não esperar algo parecido. "Quem vai dormir com quem?" tem sim uma narrativa ágil e fluida, mas sua trama passou longe de ser divertida. Esse livro foi escrito com o verdadeiro nome da autora Madeleine Wickham (Sophie é um pseudônimo). Foi como se estivesse lendo o livro de outra pessoa mesmo. "Quem vai dormir com quem?" é um livro sério, fala sobre relacionamentos que não deram certo, sobre maturidade, respeito e adultério.

Li o livro todo em uma tarde, Sophie tem esse dom, de nos prender a leitura, mesmo que ela não seja exatamente o que estávamos esperando. Apesar de ter me decepcionado com a história em si, eu amei a narrativa de Sophie Kinsella, por mais contraditório que isso sejaChloe e Amanda são personagens opostas, a primeira é simples, se veste com vestidos que ela mesma costurou, a segunda é linda, sofisticada e vaidosa. No entanto as duas são apáticas, e não despertaram em mim a simpatia que eu esperava. Hugh é aquele cara banana, que em casa não decide nada e nem consegue ter o amor dos filhos, de tão ausente que é. Philip é esforçado, um pai dedicado que faz tudo pelos filhos, mas às vezes não se da conta de que precisa se reciclar.

Eu consegui gostar mais de Amanda e Philip do que de Chloe e Hugh, que eram na verdade o "casal principal"Os filhos dos casais não acrescentaram muito a trama. Sam, o filho mais velho de Chloe é um estereótipo de adolescente, eu só conseguia pensar: "que babaca". O destaque vai para a babá de Amanda e Hugh, a menina é completamente doida.

Uma coisa que me incomodou bastante foi que eles passam o livro todo com um copo de bebida nas mãos. Todos os personagens adultos precisam beber, é como se sóbrios eles fossem incapazes de lidar com as situações da vida. Sem contar um trecho do livro que eles acendem um baseado, e o Sam diz para a mãe algo como "pode fumar, isso não vai me influenciar em nada". Fiquei de boca aberta com essa parte. Apesar de tudo isso, o livro é bem construído e passa algumas boas mensagens para o leitor (por favor, não absorvam a bebida e as drogas como mensagem boa hein? hehehe). O final, para mim, foi satisfatório. Eu esperava que acontecesse aquilo mesmo.

"Quem vai dormir com quem?" não é um livro inesquecível, não vai mudar sua vida nem nada. No entanto, é uma leitura tranquila, como um filme de sessão da tarde. Não me arrependo nem um pouco de tê-lo lido, mas recomendo que se vocês forem lê-lo, o façam sem grandes expectativas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti