23 de maio de 2012

Por isso a gente acabou - Daniel Handler

Autor: Daniel Handler                          
Editora: Cia. das Letras
Número de páginas: 362
Avaliação:    

Minerva Green é uma garota comum, bem diferente das populares do colégio. Suas maiores paixões são os filmes, em sua maioria clássicos, e a cafeína. 
Em uma determinada festa, Min conversa com Ed Slaterton, o cocapitão do time de basquete do colégio, e também o garoto mais popular e cobiçado por todas as meninas. Apesar de serem totalmente opostos, os dois começam a namorar. O relacionamento é intenso, repleto de "eu te amo", no entanto ele não dá certo.
Totalmente magoada e decepcionada Min resolve que precisa dar um jeito nisso. Ela decide entregar ao ex-namorado a caixa onde guardou todas as lembranças desse namoro, desde um ingresso de cinema a um par de brincos que ela achou horroroso. 
Para completar, Min escreve uma extensa carta, relatando a importância de cada item e explicando o porquê eles terminaram.

"Estou contando por que a gente acabou, Ed. Estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais." 
(Página. 09)

Por isso a gente acabou é um livro marcante. Eu não esperava muita coisa, mas fui surpreendida pela intensidade de um tema tão comum em nossas vidas: o coração partido.
A primeira vez que namorei meu marido Diego (sim, namoramos duas vezes) tive o coração partido, eu era muito jovem - tinha apenas doze anos - e aquilo foi o fim para mim, sofri demais. Assim como Min, eu tinha uma caixinha com recordações, que fiz questão de queimar depois. Penso agora que deveria ter entregado a caixa para ele, com uma carta explicativa!
O livro é a carta que Min escreve para Ed, é através dela que entendemos como eles se conheceram, como foi o relacionamento e o motivo de não ter dado certo.
Min é bem humorada, inteligente e sensível, a narradora mais que indicada. A linguagem é extremamente jovem e um tanto coloquial, contém até mesmo palavrões (mas não de forma vulgar). Fiquei feliz que a Cia. das Letras manteve os palavrões, isso deu ainda mais veracidade a obra.
Devido ao seu amor pelo cinema, Min faz referências a diversos filmes. Fiquei irritada em não conhecer nem um filme sequer, me perguntava em que mundo eu vivia já que nem o nome dos filmes eu reconhecia, quando descobri que todas as referências são fictícias, fruto da criatividade absurda do autor
Conhecemos Ed pela descrição de Min, então até certo ponto ele é um garoto fofo e apaixonado. Entretanto nem só de Min e Ed o livro é composto. Adorei principalmente Al, o melhor amigo de Min e Joan, a irmã mais velha de Ed.
O motivo do término do relacionamento só é revelado no final, o que nos possibilita criar diversas possibilidades. E se você for romântica (o) como eu, é possível que torça para que eles fiquem juntos.
Cada capítulo e cada lembrança de Min são LINDAMENTE ilustrados por Maira Kalman, fazendo com que esse seja um dos livros mais lindos (visualmente falando) que eu já peguei em mão. Não consigo imaginar a história de Daniel Handler sem a beleza dos desenhos de Maira. Em certos capítulos, nem foram preciso muitos parágrafos, o desenho falava por si só.
Para quem ainda não sabe Daniel Handler é Lemony Snicket autor da famosa coleção "Desventuras em Séries" (Lemony é um pseudônimo). Só por esse fato já dá para imaginar que o livro é bom, apesar da escrita usada pelo autor neste livro ser diferente da usada em Desventuras em Série.
Daniel Handler soube como captar a essência da adolescência, fase onde os relacionamentos amorosos representam absolutamente tudo. 
Existe apenas um único defeitinho no livro, como a narrativa é através da carta de Min, em alguns momentos ela devaneava muito, o que tornava a leitura um pouco cansativa. Mas isso ocorre poucas vezes, em sua grande maioria o livro é absolutamente cativante e divertido.
Preciso parabenizar a editora pelo capricho e cuidado com a edição, e agradecer ao kit lindo que acompanhou o livro (já o mostrei aqui). 
Leitura mais do que recomendada, leiam assim que for possível! Esse é um daqueles livros que tenho vontade de reler em breve. :)

Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti