11 de maio de 2012

Coração de Tinta - Cornelia Funke

Mundo de Tinta #1
Autor: Cornelia Funke                    
Editora: Cia. das Letras
Número de páginas: 455

Avaliação: 
(Skoob)

Maggie tem doze anos e mora com o pai. Ela não vê a mãe desde que tinha três anos, e por mais que seu pai invente histórias bonitas sobre ela, Maggie acredita que ela os abandonou.
O pai de Meggie - Mo - é um encadernador de livros. Ele restaura livros antigos, criando uma nova "roupa" para cada um deles. Devido à esse trabalho, Mo e Maggie viajam sempre.
Os dois são completamente apaixonados por literatura, o maior prazer de pai e filha é ler um bom livro. No entanto, por mais que Maggie insista, Mo nunca leu um livro para ela, não que ela se lembre. 
A garota só descobre o motivo de o pai não querer ler em voz alta após o aparecimento de um estranho visitante noturno, Dedo Empoeirado. Na manhã seguinte a visita, Mo decide fazer uma viagem para a casa de Elinor, tia da mãe de Meggie.
O que Maggie não imaginava é que Mo realmente não pode ler em voz alta, toda vez que ele faz isso algo mágico acontece: os personagens dos livros saem de suas histórias, tornando-se pessoas reais. Quando Meggie tinha apenas três anos, em uma de suas leituras Mo trouxe à vida personagens de um livro chamado "Coração de Tinta", o problema é que eles eram vilões. 
Capricórnio é um homem sem alma, líder de uma gangue que toma o que quer sem pensar no próximo. Ele está decidido a encontrar Mo, a quem chama de Língua Encantada, para utilizar seu dom e trazer do livro alguém ainda pior do que ele.
Então, quando o pai de Meggie é levado pelos homens de Capricórnio, ela decide que precisa encontrá-lo, não importando as consequências. Com a ajuda de sua excêntrica tia Elinor, Maggie vai enfrentar diversos perigos, enfrentar criaturas antes inimagináveis e desvendar  muitos segredos.

"(...) Havia luz atrás de três janelas no andar superior. Será que Mo estava lá? Meggie escutou dentro de si como se pudesse encontrar a resposta lá. mas o medo foi a única coisa que ela ouviu das batidas de seu coração. Medo e preocupação." (Página 112)

Coração de Tinta entrou para a lista de livros mais do que favoritos! Amei demais.
Eu já havia visto o filme, então tinha uma breve noção do que encontraria. No entanto, a magia do livro nem se compara ao filme! Cornelia Funke escreve de forma doce, fluída e quase poética. Estou encantada.
Todos os personagens são extremamente bem elaborados, inclusive os secundários. Mo, Maggie, Elinor, Dedo Empoeirado e Farid (que aparece depois na trama), são ótimos. Cada um me conquistou de uma forma diferente. Destaque para Elinor, a tia absolutamente viciada em livros que é cheia de coragem e fala o que vem na mente, sem pensar antes. Dei boas risadas com ela. O vilões também são ótimos, Capricórnio é terrível, mas seus ajudantes Basta e Nariz Chato são um tanto atrapalhados.
Eu senti como se na verdade, apesar dos diversos personagens cativantes, o grande dono da história fosse o "livro". A maneira como ele é descrito, como todos os personagens, de uma forma de outra são atraídos por ele é linda. Diversos livros são citados, em cada início de capítulo, um trecho de um livro é colocado, sendo ele absolutamente de acordo com o que vai acontecer no capítulo.

"(..) Havia livros espalhados por toda a casa. Eles não ficavam apenas nas estantes, como na casa das outras pessoas. Não, ali eles se empilhavam debaixo das mesas, em cima das cadeiras, nos cantos dos quartos. Havia livros na cozinha e no banheiro, em cima da televisão e dentro do guarda-roupas, pilhas pequenas, pilhas altas, livros grossos e finos, velhos e novos... livros. Eles acolhiam Meggie de páginas abertas na mesa do café da manhã, espantavam o tédio nos dias cinzentos - e de vez em quando alguém tropeçava neles." (Página 13)

Os cenários são lindamente descritos, pude me imaginar em cada lugar. Fadas, duendes, homenzinhos de vidros e muitos outros são citados, todos eles fazem parte do mundo de "Coração de Tinta". Revivi a minha infância, com as referências aos livros que li naquela época (História sem fim, Peter Pan etc.). E confesso, senti (e ainda sinto) uma vontade imensa de lê-los novamente.
Coração de Tinta não é um livro para ser lido em poucas horas, ele precisa ser degustado calmamente. Levei três dias para terminá-lo, três maravilhosos dias na companhia de personagens tão mágicos. O começo pode ser considerado um pouco lento, mas eu garanto, vale MUITO a pena a leitura!
Bom, eu posso ficar escrevendo aqui mais um monte de coisas, mas ainda assim não conseguirei explicar o que senti lendo esse livro. Espero que vocês possam lê-lo e tirar suas próprias conclusões (e eu desejo que a leitura seja tão boa para vocês quanto foi para mim).

"Alguns livros devem ser degustados,
Outros são devorados,
Apenas poucos são mastigados
E digeridos totalmente." (Página 16)

A capa original do livro é simplesmente linda, amei a diagramação caprichada da editora, não encontrei nenhum errinho. Cada final de capítulo tem um desenho lindo feito pela autora (que também fez a capa).
Como vocês já sabem, Coração de Tinta virou filme em 2008, com Brendan Fraser no papel de Mo. Apesar de que o livro é sempre superior ao filme, eu achei a adaptação muito boa (só não gostei muito do Fenoglio, o autor do "Coração de Tinta" da trama, no filme ele é muito bobo). Confiram o trailer:

Resumindo, Coração de Tinta é um livro marcante, que com certeza não esquecerei nunca. Se você ainda não leu LEIA! Mais do que recomendado! Em breve promoção de um exemplar para vocês :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti