23 de março de 2012

Oksa Pollock e o Mundo Invisível - Anne Plichota e Cendrine Wolf

Oksa Pollock #1
Autor:  Anne Plichota e Cendrine Wolf
Número de páginas: 424 (na prova)
Avaliação: 
(Skoob)   

Oksa Pollock é uma garota de doze anos (quase treze) que acaba de se mudar para a Inglaterra. O motivo da mudança é o restaurante que seus pais e os pais do seu melhor amigo, Gus, vão abrir.
Oksa sempre se considerou uma garota normal. Apaixonada por artes marcias, seu maior desejo sempre foi ser uma ninja. Mas, quando uma estranha marca aparece em seu umbigo e ela percebe ter poderes inimagináveis as coisas se complicam.
Para a sua grande surpresa, ela descobre é descendente de Edéfia, uma terra mágica e distante, e que sua família precisou fugir de lá muitos anos antes de seu nascimento.
Sua adorada avó Dragomira é na verdade a "Graciosa" de Edéfia, uma espécie de rainha do lugar. Oksa descobre que seu pai, sua avó e outros grandes amigos da família também possuem poderes como ela. Descobre ainda que seres mágicos habitam em sua casa há muito tempo, escondidos de seus olhos e ouvidos, entre eles os engraçados e prestativos Foldingodos, donos de um vocabulário extremamente abrangente.
Para completar, uma revelação ainda maior muda definitivamente a vida da garota, ela é a "Nova Graciosa", a única esperança de reencontrarem Edéfia e voltarem para seus lares. Mas nem tudo são flores, enquanto descobre todos os segredos sobre suas origens, Oksa terá que enfrentar diversos perigos para proteger àqueles que ama.

"Pois agora estava acordada, tinha certeza de não ter sonhado. Não era imaginação nem sua cabeça que não batia bem: algo, de fato, tinha se passado, algo bem real. Quase careca, calcinada, com o sorriso torto pelo derreter do plástico, a infeliz Pupete jazia sobre a escrivaninha. Oksa observou por um bom tempo o velho brinquedo que tivera seu destino atropelado e se sentiu tremendamente envergonhada. Evergonhada. Aterrorizada. Agitada. Maravilhada. Sobretudo maravilhada, para dizer a verdade."

Anne Plichota e Cendrine Wolf criaram um mundo fantástico e muito original. O começo da leitura é um tanto confuso, devido a quantidade de nomes diferentes do que estamos acostumados (as autoras são francesas), confesso que achei que não fosse gostar muito, mas me surpreendi com o desenrolar da história.  
Oksa é curiosa, corajosa e divertida, e como toda criança de doze anos em alguns momentos faz algumas bobagens. Eu adorei o seu melhor amigo Gus, ele é o braço direito da garota e está sempre pronto para ajudá-la. Juntos, os dois se metem em muitas confusões.
O livro é repleto de personagens marcantes e bem fundamentados (em destaque a avó de Oksa e Abakum), sem contar a infinidades de seres fantásticos e poderes diversificados. Voar, levitar objetos, soltar fogo pelas mãos e ter um soco extremamente potente são alguns dos poderes da nossa protagonista, e cada poder tem um nome diferente e curioso. 
A aventura não para, do começo ao fim do livro muitas coisas acontecem. E o melhor de tudo é que Plichota e Wolf conseguiram manter um ritmo muito agradável (apesar de em alguns momentos elas enrolarem um pouco com muitas definições desnecessárias). Acredito que nos próximos volumes haverá um romance, o primeiro livro dá fortes indícios.
Oksa Pollock mostra também o valor da amizade e da família, achei uma mensagem muito bonita e válida.
Gostei muito da forma como o livro se encerra, por se tratar de uma série (pelo que sei são cinco volumes, me corrijam se eu estiver errada) é normal que algumas pontas fiquem soltas, mas fiquei feliz em ver que apesar disso o livro de certa forma tem um bom final, ele "fecha". Com certeza vou querer continuar acompanhando as aventuras e descobertas de Oksa.
O livro que li foi a "prova" (gentilmente enviada pela Suma de Letras para alguns parceiros) e já amei a capa. Tenho certeza que o livro finalizado será ainda mais lindo. O lançamento está previsto para abril, fiquem ligados no  blog e no twitter da editora, muita coisa boa ainda vai rolar. Que venha a Pollock Mania. ;)

Beijos :) 
Ps: Ainda sem computador em casa, desculpem a ausência =/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti