13 de janeiro de 2012

Dezesseis Luas - Margaret Stohl e Kami Garcia

Beautiful Creatures # 1
Autor: Margaret Stohl e Kami Garcia
Editora: Galera
Número de páginas: 485
Avaliação:
(Skoob) 

Ethan Wate tem dezesseis anos e mora em Gatlin, uma cidade pequena cheia de costumes (entre eles a fofoca) e tradições e sem muitas opções de lazer. Ele mora com sua governanta Amma - um senhora bondosa e muito supersticiosa por quem Ethan tem um carinho enorme, e seu pai, um escritor excêntrico que após a morte de sua esposa vive confinado em seu escritório.
Nos últimos dias, Ethan tem sonhado com uma garota. Os sonhos (que mais parecem pesadelos) são sempre trágicos e reais, a ponto de ele acordar cheio de lama ou encharcado, exatamente como no sonho. Para sua surpresa, dias depois a garota de seus sonhos aparece em seu colégio.
Lena Duchannes é a sobrinha do velho Macon Ravenwood - um homem que as pessoas nunca viram sair de casa e que é acusado de morar em uma casa mal-assombrada – ela veio morar com seu tio, mas não é bem vista na cidade devido à fama de Ravenwood.
Se antes o maior sonho de Ethan era terminar o colégio e sair de Gatlin, agora el não pensa mais assim. A chegada de Lena muda sua vida, ele descobre que ela não é uma garota normal seu décimo sexto aniversário está chegando e uma perigosa maldição assombra sua família há várias gerações nesta mesma data.
Ethan se vê totalmente envolvido com Lena, com isso ele embarca em uma contagem regressiva para o aniversário de Lena, repleta de segredos e perigos.

“Havia uma maldição. Havia uma garota. E no final, havia um túmulo. Nunca sequer imaginei que aconteceria”

Três coisas foram extremamente importantes para que eu comprasse este livro: a capa, que em minha opinião é bem gótica e misteriosa, o fato de o livro ser narrado em primeira pessoa por um garoto e serem duas autoras. Então posso dizer que minhas expectativas eram altas.
Dezesseis Luas combina bem com a Sexta-Feira 13. O livro é todo “assustador”, repleto de feitiços e maldições. Kami Garcia e Margaret Stohl mesclaram lindamente seus talentos, a narrativa é bem detalhada, sem se tornar entediante. Eu podia visualizar perfeitamente os cenários.
Os personagens são cativantes e repletos de histórias individuais que se conectam. Gostei muito de Amma, Macon, Marian e Link. Cada um é importante a sua forma.
Gostei bastante de conhecer os Conjuradores e suas divisões de habilidades. Apesar de que por mais que a palavra não seja utilizada, para mim eles são bruxos rs.
No entanto, apesar de tudo isso Dezesseis Luas não me cativou completamente, só fui fisgada verdadeiramente após a página 200. A contagem regressiva para o aniversário de Lena, e as pesquisas sobre a maldição predominam boa parte do livro. Eu queria mais ação, que mais coisas acontecessem e que eu não conseguisse fechar o livro para nada.
A paixão de Ethan e Lena é bem crível, percebemos o quanto eles estão conectados, no entanto Lena me cansou em vários momentos. Eu entendo que muitas coisas importantes estavam se passando em sua cabeça, mas ela poderia ter sido menos bipolar. Mudanças bruscas de humor me frustram um pouco. Já de Etahn eu gostei muito, e foi prazeroso ler sobre sua perspectiva.

"Nunca amei você mais do que a amo nesse exato segundo. E nunca vou amar você menos do que a amo nesse exato segundo" 

As últimas 200 páginas do livro são muito boas, o que me fez querer começar a ler imediatamente a continuação Dezessete Luas (que até agora estou gostando mais, diga-se de passagem). O final de Dezesseis Luas é bem trabalhado, e deixa pontas soltas na medida.
A capa, como eu já disse é linda e combina com o tom do livro, a Galera sempre capricha. Entretanto preciso citar que me espantei e me incomodei com a quantidade de erros de gramática e digitação no livro. Normalmente eu não encontro nem um erro sequer nos livros da editora, espero que a próxima edição de Dezesseis Luas seja revisada novamente (importante dizer que em Dezessete Luas não encontrei nenhum erro até o momento).
A grande maioria dos leitores avaliou em cinco estrelinhas este livro, o que me leva a crer que é bem provável que vocês gostem ainda mais do que eu. Recomendo com certeza, porque apesar de não ter me apaixonado, eu gostei, a leitura foi ótima e nada entediante. A resenha de Dezessete Luas sai na segunda ;)

*Sorteio de marcadores entre os comentaristas*
Todos que comentarem (decentemente) nesta resenha, estarão concorrendo a um kit de marcadores: Cidade de Vidro, Círculo Secreto e Orgulho e Preconceito Zumbis e mais três que eu irei escolher. Então comentem ;)
20/01: Resultado:
Parabéns Virginia! Entre em contato pelo e-mail: contato@livroseblablabla.com


Beijos!
Ps: O resultado do sorteio de marcadores da resenha da semana passada está aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti