19 de setembro de 2011

Uma proposta irrecusável - Jill Mansell

Autor: Jill Mansell
Número de páginas: 
408
Avaliação:  

Lola Malone é uma jovem de 17 anos que não tem do que reclamar da vida. Além de ter uma família querida que a ama muito, ela namora Dougie Tennant, um rapaz doce e apaixonado. Apesar de Dougie estar indo para a faculdade, Lola está tranquila, eles vão continuar se vendo sempre, e planejam morar juntos em breve. Mas as coisas fogem totalmente do controle quando sua futura sogra Adele - uma mulher esnobe e cheia de pose - vai até ela com uma proposta absurda. Ela quer que Lola desista de uma vez por todas de Dougie, e em troca ela oferece 10.000 libras.
Indignada Lola se recusa a aceitar a proposta indecente de Adele, ela ama Dougie demais e não vai deixar ninguém atrapalhar esta relação tão linda. Mas um problema familiar que envolve pessoas que Lola ama mais do que tudo - além de uma quantia absurda em dinheiro - faz com que Lola acabe aceitando a proposta.
Não resta alternativa a não ser escrever uma carta de despedida para Dougie dizendo não o amar mais - mesmo que isso destrua o seu coração, e provavelmente o dele também - e se mudar para outra cidade.
Dez anos depois Lola está de volta a sua cidade, uma incrível coincidência faz com que seus caminhos se cruzem novamente com os de Dougie. Os sentimentos adormecidos afloram, e Lola decide reconquistar Dougie, custe o que custar.

Uma proposta irrecusável tinha tudo para ser um livro cinco estrelas, mas não chega a tanto. A culpa, em minha opinião, é da protagonista Lola, ela é a pessoa mais infantil e absurda que eu já "conheci". Em diversos momentos (praticamente o livro todinho) eu queria dar um chacoalhão nela, dizer umas boas verdades e tentar colocar algum juízo em sua cabeça.
Irritou-me profundamente o fato de ela realmente acreditar que depois de dez anos, Dougie teria esquecido tudo e estaria desesperado para voltar com ela. Mesmo sem ela lhe dar qualquer explicação sobre o abandono, ou simplesmente pedir desculpas.
A única identificação que tive com a protagonista foi sua paixão por livros, e o fato de Lola trabalhar em uma livraria (não que eu trabalhe em uma, mas gostaria).

"Não havia nada melhor do que o delicioso aroma de um livro novo, tocar as capas e folhear um livro cujas páginas nunca tinham, possivelmente, sido tocadas antes."

Mas não posso ser injusta e dizer que Lola é totalmente insuportável, quando não se tratava de Dougie, em alguns momentos ela até era uma pessoa bacana.
Jill Mansell - para a minha alegria - criou vários outros personagens, que se tornaram incríveis. Como Sally, a irmã mais velha de Dougie, uma moça com relacionamentos frustrados, totalmente desordeira e engraçada que acaba virando vizinha e melhor amiga de Lola. E Gabe, o grande amigo de Lola, muito vaidoso e que arrasa corações, mas tem uma mania compulsiva por limpeza e organização.
Sally e Gabe, entre outros, sustentam o livro. Por causa deles, a narrativa se torna super fluída e divertida. O casal principal perde espaço para as tramas secundárias, o que foi ótimo, porque do contrário eu não teria conseguido terminar a leitura.
O livro é narrado em terceira pessoa, um fator importantíssimo quando a protagonista é uma pessoa sem noção. Seria péssimo ficar presa a seus pensamentos. Com essa narrativa o tédio não acontece, e podemos acompanhar a vida de todos os outros personagens.
Repleto de diálogos, bem construídos e interessantes, as 408 páginas do livro passam rapidamente. Por ser um chick-lit eu esperava um pouco mais de romance, ele existe, mas não é o foco principal.
Enfim, apesar de nutrir esta antipatia por Lola, eu adorei o livro. Contraditório? Talvez rs... Mas o livro é muito mais do que uma protagonista. O conjunto todo é ótimo, entretém, diverte e até mesmo faz pensar em algumas das nossas atitudes. Mas não espere se emocionar, ou suspirar pelo romance, isso provavelmente não acontecerá.
Recomendo, a capa é lindíssima, a revisão caprichada e as páginas amareladas! Vale a pena ler e chegar a suas próprias conclusões. 



E você, já leu? Vai ler? Deixe a sua opinião nos comentários, adoro saber o que vocês pensam!

Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti