31 de agosto de 2011

Cante para eu dormir - Angela Morrison

Editora: Pandorga
Autor: Angela Morrison

Número de páginas: 
347 
Avaliação:

Beth é uma garota alta, desajeitada, usa óculos fundo de garrafa e tem problemas com acne. Por causa disso é conhecida no colégio como A Fera. É totalmente excluída pelos colegas e sofre bullyng todos os dias. Seu único amigo é Scott, eles se conhecem desde a pré-escola. Scott é a única pessoa que parece enxergá-la como ela realmente é: uma garota doce e talentosa. Mas Beth está tão acostumada a ser chamada de feia, que acredita totalmente nisso, não tem auto-estima nenhuma, e como consequência não enxerga o sentimento de Scott por ela, que vai além da amizade.
Entretanto em uma coisa Beth reconhece ser muito boa: cantar. Ela faz parte do coral Cantoras da Juventude e sem dúvida é melhor que todas as outras garotas. 
Após ouvirem Beth cantando, o coral ganha uma chance em uma importante competição de corais na Suiça. Então, a vida da garota muda completamente.
A mãe de uma das integrantes do coral, decide fazer uma transformação radical em Beth. Cirurgia a laser, corte e pintura nos cabelos, entre outras coisas. A fera agora é uma garota bonita.
Nesta competição Beth conhece Derek, solista do coral Amabile. Um garoto lindo e misterioso que se encantou por Beth antes mesmo de conhecê-la pessoalmente, ele ouvia todas as noites antes de dormir a gravação da demo do coral da garota. 
Os dois então iniciam um lindo romance, Derek trata Beth como uma princesa, e ela começa a acreditar que pode sim ser uma garota bonita. 

"- Seu coração. É tudo  que quero. É a melhor coisa que você pode me dar.      
- Você o roubou antes mesmo de nos conhecermos.                                      
- Não quero ser uma ladra. Quero que seja dado por você.                         
Seus braços me apertam e sua boca toca a minha outra vez.                       
- É seu, Beth - suas palavras fluem em minha alma e me entrelaçam em um monte de nós. - Você sabe que é seu."

Porém, após retornar para casa Beth percebe que as coisas ficam estranhas, Scott decide deixar claro o quanto está apaixonado pela amiga, e ela não pode negar que ele a atrai. Mas existe Derek, o garoto que ela ama, e que apesar da promessa de contato constante, simplesmente some por vários dias e esconde diversos segredos.
Beth não sabe o que fazer, mas de uma coisa ela tem certeza, precisa descobrir o que Derek esconde. 


"Cante para eu dormir" é o melhor livro que li em 2011. Terminei a leitura com os olhos inchados de tanto chorar. 
Angela Morrison escreve com maestria, nunca tinha lido nada da autora, mas me apaixonei perdidamente pela sua escrita. Fui fisgada logo nas primeiras páginas.
O livro transborda sentimentos e sensibilidade. Beth tinha tudo para ser uma personagem irritante, devido a sua insistência em se achar horrível. Mas Angela fez com que eu a admirasse e torcesse pela garota, fez com que ela fosse absolutamente marcante. Scott é um personagem maravilhoso, o tipo de pessoa que eu gostaria de ter por perto.
Apesar de ser narrado em primeira pessoa por Beth, a história é de Derek, o livro é sobre ele e para ele. Tenho certeza que nunca me esquecerei deste personagem.

"Derek inclina a cabeça e fala baixinho, como se estivéssemos sozinho:            
- Nosso regente nos faz ouvir os números à noite, quando vamos para a cama. É uma dessas esquisitices de hipnose. Às vezes eu desobedeço e ponho outra música, para relaxar - seus olhos castanhos e profundos capturaram os meus. - Você canta para eu dormir."

Eu já sabia o final desde a metade do livro, mesmo assim foi impactante e intenso. O fator música é excepcional. O livro é repleto de canções compostas por Beth em vários momentos e em vários estados de espírito. Apesar de obviamente não podermos escutar a música, eu pude imaginar com clareza, baseando-me na letra e na emoção.
O bullyng também é bem retratado na história, e fica claro o quanto esta situação pode marcar para sempre - de forma negativa - a vida de uma pessoa.
Todos sabem que não sou fã de triângulos amorosos, me irrito facilmente, mas este é tão único, tão intrincado e necessário que em momento algum me incomodou.
Definitivamente este não é um simples romance adolescente, vai muito além disso. Me fez analisar minha vida e minhas ações. Mesmo que você não chore, mesmo que você não seja tão tocado quanto eu fui, Cante para eu dormir será aquele livro difícil de esquecer.
Recomendo MUITO, para todos! Leitura obrigatória com certeza.

Não deixem de comentar, este livro faz parte da promoção de 1 ano que entra no ar amanhã \o/
Beijos :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti