29 de julho de 2011

Entre o amor e a amizade - Bianca Briones

Editora: Lexia
Autor: Bianca Briones
Número de páginas: 250

"Às vezes, aquilo que você precisa está bem debaixo dos seus olhos."

Viviane é uma professora infantil que acaba de perder o pai, e com isso o rumo de sua vida. Ela tem um namorado de muitos anos, que mais dorme na casa de Vivi do que em sua própria casa. Porém esse namoro esta desgastado, e eles nem se falam. Para completar, ela vive uma relação conturbada com sua mãe.

Após vários dias em casa, Viviane é convencida a ir a uma festa na casa de um amigo. Lá ela conhece Rafael, um garoto bonito e misterioso. Os dois iniciam uma bonita amizade, se falam todos os dias pelo MSN e compartilham cada detalhe de suas vidas. Rafa consegue ajudar Vivi a resolver vários problemas que a assombram. No entanto Rafael evita dizer muito sobre seu passado, esquivando-se sempre que Viviane quer saber mais detalhes.  

A sintonia entre os dois é enorme, eles se completam. E no decorrer dos anos entre um relacionamento e outro eles acabam se apaixonando. Porém a amizade é tão linda e forte que eles têm medo de colocar isso a perder. 
"Você me faz tão bem e nem ao menos se dá conta disso."

Entre o amor e a amizade é um romance lindo, absolutamente real. A construção dos personagens é maravilhosa, Viviane e Rafael são ótimos. Temos uma perfeita visão não só do presente, mas de toda uma vida até que se tornassem o que são hoje. Os personagens amadurecem ao longo da história e fui me afeiçoando cada vez mais a eles.

Mas quem realmente rouba a cena na maioria das vezes, são os personagens secundários: Rodrigo o lindo e maravilhoso irmão de Vivi, e Lucas, o primo de Rafael (que mora com ele e foi criado como um irmão). Os dois são divertidíssimos e eu dei boas risadas com seus diálogos.

O que mais me chamou atenção no livro de Bianca foi a habilidade em criar personalidades distintas. Os traços e características são marcantes. Porque em cada diálogo, mesmo que não houvesse uma explicação de quem estava falando eu seria perfeitamente capaz de descobrir (mas fiquem tranquilos os diálogos são bem explicados, foi só um exemplo).

Outro ponto que eu adorei, foi a narrativa em terceira pessoa. Ela encaixa lindamente. O desenrolar da história se dá em vários anos, mas em nenhum momento me senti cansada, entediada ou perdida. Muito pelo contrário, eu li o livro todo em um dia e confesso que fiquei triste quando acabou rs... (queria um pouco mais de Rodrigo hehehe).

A diagramação é linda! Eu amei a capa delicada e o cachorrinho lindo na parte de trás. A revisão é impecável (o que não é tanta surpresa já que foi a própria Bianca que o revisou rs). O uso de notas de rodapé em alguns pontos é admirável, eu sou da opinião que todos os livros deveriam ter esse recurso. Vi-me em vários momentos querendo dar um chacoalhão em Rafael, dizer que a vida passa rápido e não podemos perder tempo! E em tantos outros me vi a beira das lágrimas, totalmente tocada com a beleza e suavidade da escrita de Bianca.

Entre o amor e a amizade foi uma deliciosa surpresa! O romance é equilibrado com doses de diversão e drama. A narrativa é ágil e envolvente. E o livro é recheado de quotes, se eu fosse colocar todas que gostei nem caberia na resenha. :) 

Recomendo MUITO, para todos que apreciam um bom romance. Principalmente para aqueles que sabem que nem tudo são flores. E que relacionamentos não são perfeitos e nem começam de uma hora para outra.
"Há pessoas que são únicas em nossas vidas. Pessoas que estão tão ligadas a nós, ao ponto de nos conhecerem através de um gesto ou de um olhar. São conexões inexplicáveis, improváveis e raras. Não é que essas pessoas sejam perfeitas. Elas têm defeitos, mas há uma ligação tão grande e tão intensa que eles se perdem diante de tanto sentimento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti