8 de abril de 2011

Ser Clara - Janaina Rico

Editora: Pedro & João editores
Autor: Janaina Rico
Número de páginas: 285    
Avaliação:  (4/5) 
(Skoob)
                                                                                                                                                
Ser Clara é um chick-lit delícia de se ler! E o que é melhor, é NACIONAL!!!
Clara tem 27 anos e é professora de Português no colégio Valores Elementares, mora sozinha numa kitinete (super mini) que ela ama de paixão e não troca por nada. É totalmente vaidosa e narcisista, sabe que é bonita e vive dizendo isso, foi a típica adolescente fútil que é alienada mas tem um bumbum de dar inveja. E mesmo agora continua quase do mesmo jeito, sua principal arma é sempre a beleza e o corpo, e ela faz questão de usar roupas que evidenciem isso. 

"Sou obrigada a reconhecer que estava muito bonita na festa. Não venha você me dizer que só digo que a beleza me acompanha, mas é a pura realidade." 

Sua melhor amiga Laura vai se casar com Pedro, um sujeitinho irritante por quem Clara não tem a menor simpatia. 
Depois de todos os preparativos em ordem Clara esta ansiosa para conhecer o padrinho que vai acompanhá-lo ao altar, maquiada, com um vestido sexy e um salto agulha matador ela está pronta para o que der e vier. Porém, ela não esperava grande coisa, sendo amigo de Pedro seria provável que fosse um babaca como ele, mas então surge João Thomas 1,90m de pura gostosura e simpatia. Papo vai papo vem, bebidinhas além da conta, os dois acabam enroscados na cama de Clara. 
Clara começa então a se envolver com João, eles passam a maior parte do tempo junto se curtindo, mas ao mesmo tempo ela descobre que Léo, um colega da sua época colégio é apaixonado por ela, e fica balançada entre os dois. Um é médico e muito rico (João), e o outro pobre, mas de um coração enorme (Léo). Junta-se a isso a uma sogra super ciumenta e maluca, uma amiga recém casada em crise e ah, claro as tentativas de assassinato
A narrativa em primeira pessoa é uma delicia, Clara é muito doida, desbocada, emotiva e indecisa. Eu me irritei com ela por um bom tempo no livro rs... ela bebe demais, sempre estava bêbada ou quase! Fala muita besteira e não costuma pensar antes de agir. Achei ela total piranha huahuahua, sério!


"— Você já me viu seminua mesmo…
— Totalmente nua, na verdade.
— Hã?
— Você chegou a tirar a calcinha, mas depois colocou de novo."


Tinha vontade de estapear ela em vários, momentos. Mas não achei Clara forçada, ela é uma mulher como muitas outras, eu é que sempre fui careta demais. Amei Laura e Chico, o amigo gay de Clara. A família de Clara é ótima e até de Natália - a megera sogra de Clara - eu gostei, porque ela é tão insuportável e uma personagem tão bem construída que a gente acaba gostando. 
As coisas acontecem em uma velocidade muito boa, não tem monotonia, é adrenalina sempre, tem a parte do suspense quando alguém começa a tentar matar Clara. É tudo muito crível, nada de "ah que absurdo". O final foi pensado e me surpreendeu porque jurava que o rumo seria diferente, e adorei ser surpreendida. Não gosto de triângulos amorosos, fico irritadíssima com esse indecisão, e infidelidade me deixa louca. Mas mesmo assim eu ri, passei nervoso e quando vi o livro tinha acabado.


"Iríamos apenas ficar na memória, como uma lembrança boa."


Janaina Rico escreve super bem, e de forma que a leitura seja prazerosa. Indico a leitura, mas já aviso que não é um livro para adolescentes, é recheado de palavrões e sexo. Mas nada que vá ferir a moral de ninguém hehehehe. Vale a pena mesmo conhecer Clara, e se divertir com suas trapalhadas e vida movimentada. Recomendadíssimo ;) 
Estou cada vez mais feliz com a literatura brasileira, adoroo \o/ 

Onde comprar:   Janaina Rico 

Beijos :)


Para comentar nesta postagem por favor clique aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti