Editora: ImacoAutor: Arthur Golden Número de páginas: 460Memórias de uma Gueixa é um romance fascinante, para ser lido de várias maneiras: como um mergulho na tradicional cultura japonesa, ou um romance sobre a sexualidade, e ainda, como uma descrição minuciosa da alma de uma mulher já apresentada por um homem. Seu relato tem início numa vila pobre de pescadores, em 1929, onde a menina de nove anos é tirada de casa e vendida como escrava. Pouco a pouco, vamos acompanhar sua transformação pelas artes da dança e da música, do vestuário e da maquilagem; e a educação para detalhes como a maneira de servir saquê revelando apenas um ponto do lado interno do pulso - armas e mais armas para as batalhas pela atenção dos homens. Mas a Segunda Guerra Mundial força o fechamento das casas de gueixas e Sayuri vê-se forçada a se reinventar em outros termos, em outras paisagens.
Após concluir a leitura deste belo livro, parei para refletir e me vi cheia de sentimentos e expressões que me arrancaram lágrimas. Um livro agradável e fascinante com muitos momentos de reflexão. Nunca pensei que iria gostar do livro, comecei a ler sem esperanças e acabei com lágrimas nos olhos. A história mais linda que já li até agora!
Como um livro sobre uma simples gueixa pode fazer me fazer chorar? Eu sei, são as memórias. Memórias que passaram a ser minhas... Uma vida sofrida... Chiyo, ou melhor, Nitta Sayuri nos mostra que a vida é uma caixa de surpresas e nunca sabemos o que está por vir.
Este formidável livro pode ser lido de duas maneiras, como um romance cheio de sexualidade ou então um profundo mergulho na cultura japonesa. Posso afirmar que li das duas formas, e nunca me senti tão repleta de informações sobre essa maravilhosa cultura.
“Quaisquer que sejam as nossas lutas e triunfos, qualquer que seja o modo como os experimentamos, em breve todos fundem-se numa coisa só, como a tinta aguada de uma aquarela num papel.”
Comecei a ler a narrativa lentamente, não que seja difícil, pelo contrário, uma narrativa muito suave e de fácil compreensão, porém contem muitos detalhes. Acabei que conclui a leitura rapidamente, pois me apaixonei pela forma como Arthur Golden escreve. Cada detalhe, a forma de descrever os sentimentos de uma gueixa... E muito, muito mágico foi à forma como explicou realmente o que são as gueixas. A olhos ocidentais são apenas meras prostitutas de luxo, mas para a cultura japonesa elas são mulheres lindas, memoráveis, treinadas para fazer companhia a homens. Gueixas são tão respeitadas como uma dama. Impõe respeito e muitas vezes só se entregam ao seu danna. A vida de uma gueixa não é fácil, pois, elas não são treinadas para serem felizes, por que elas mesmas não escolhem seu destino.
Fiquei tão encantada com o livro que adorei saber cada mero detalhe desta cultura. Apesar de achar algumas coisas estranhas... Mas um ótimo livro para reflexões sobre a vida e como devemos valorizar. Há tempos não fazia uma leitura com tanto prazer! Recomento este maravilhoso livro!
Também tem o filme, não é tão fiel ao livro como imaginava ser, mas é um bom filme, uma qualidade ótima e fácil de entender. Cada personagem como imaginei, claro que faltaram alguns detalhes que continha no livro, fiquei um pouco triste com isso... Mas nada que abale a estrutura desta maravilhosa história!
TRAILLER DO FILME:
Então é isso, espero que tenham gostado!
Follow-me: @CaroliineFarias
Beijos, Carol.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigada pelo seu comentário! ;)