Hoje trago para vocês uma novidade da Editora Autêntica, pelo selo Gutenberg. A Coleção Guias do Escritor, não é o que vocês estão habituados a ver por aqui, mas como o tema central é "como dominar a arte da escrita" achei válido, porque a maioria de nós leitores vorazes gostamos de escrever também né? Quem não tem histórias, textos arquivados ai no computador? Eu tenho vários prontinhos rs...
Então vamos lá, a coleção é composta por três títulos: “Como narrar uma história”, “Como escrever diálogos” e “Como escrever textos técnicos e profissionais”, dois deles escrito por Silvia Adela Kohan e um por Felipe Dintel. São eles:
88 páginas
De autoria de Sílvia Adela Kohan e tradução de Grabriel Perissé, a obra mostra que uma boa narrativa dá ao leitor a sensação de que as coisas acontecem com naturalidade. Mas para conseguir esse efeito não se trata de considerar como definitiva a primeira versão escrita. Você deve se aproximar ao máximo do ideal que tem em mente, não escrever demais, procurar a musicalidade adequada, a palavra exata, encontrar a harmonia, trabalhar muito a linguagem, ler o texto em voz alta como método de controle e fazer com que as palavras digam o que você quer que elas digam.
96 páginas
Escrever diálogos é entrar em contato com o que há de mais genuíno no ser humano. No entanto, devemos tomar cuidado. Se fizermos seres falarem, suas palavras deverão ter sentido e equilíbrio para que sejam ouvidas adequadamente. Apresentar um personagem falando de determinada forma faz o leitor imaginar um modo de existir concreto. Se o autor for bastante habilidoso, nem precisará utilizar descrições físicas ou explicar o modo de pensar de seus personagens.
Como escrever textos técnicos e profissionais - Felipe Dintel
96 páginas
O bom uso da linguagem determina a qualidade das tarefas desempenhadas pelos profissionais. Em muitas profissões é preciso produzir textos; já, em outros casos, por não ser essa a sua principal função, escrever bem não recebe a devida importância. Erro crasso! Em numerosas ocasiões, nota-se que a eficácia de uma empresa ou de um órgão público é menor porque os que ali trabalham desconhecem ou se descuidam na hora de empregar os mecanismos da expressão escrita.
Achei bem interessante, não custa dar uma espiada ;)
beijocas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigada pelo seu comentário! ;)