14 de março de 2011

Kôra: O pressentimento do Dragão

Editora: Usina de Letras 
Autor: Ana Flávia Abreu 
Número de páginas: 247

"Não é o que você esta pensando..."

Kôra tem 18 anos, mora com seus pais e irmãos em uma cidadezinha tranquila dos Estados Unidos. Ela teria tudo para ser uma garota absolutamente normal, se não fosse o relacionamento conturbado e traumatizante que teve com seu ex-namorado Tálakos. O garoto se tornou absolutamente maníaco, e vivia perseguindo Kôra em todos os lugares, ao ponto de ela não poder mais andar sozinha, sendo sempre acompanhada por Razele, seu melhor amigo desde a infância e vizinho. Porém em um dia quando Kôra sai sozinha do colégio, ela é abordada por Tálakos que tenta sequestra-la e dopa-la, a sorte é que momentos antes de desmaiar, Kôra é salva por Razele, que imediatamente a leva ao hospital.
Sendo assim, Kôra se torna extremamente desconfiada e adquire uma aversão à hospitais. 
Lise e Sara são as melhores amigas de Kôra, elas e Paula, (a irmã mais velha de Kôra) são quem estão sempre presentes evitando que a garota fique deprimida.
Apesar dos traumas Kôra mantém a vida social, e acaba aceitando ir a uma festa perto do lago com Razele e seus amigos da faculdade. Já é inverno na cidadezinha de Burton, mas mesmo assim os amigos de Razele estão brincando no lago. É ai que Kôra leva um banho de agua fria (literalmente), molhada e extremamente envergonhada por ser alvo de risos e piadinhas, Kôra vai embora da festa, não sem antes olhar bem nos olhos do idiota que a molhou. 
O banho gelado resulta numa febre alta, obrigando Kôra a passar a tarde no hospital, apesar de todos os seus protestos.
Razele tenta conversar com Kôra e explicar que seu amigo Herodes, não teve a intenção de molha-la. Kôra não acredita e não quer nem saber do garoto, porém ela acaba o conhecendo, e percebe que além de lindo ele é educado e misterioso.
Mesmo querendo manter distância de Herodes e de sua história, ela acaba envolvida.
Kôra então cai de cabeça em um mundo absolutamente diferente de tudo que ela pudesse  sonhar, onde dons e poderes são coisas normais, e as pessoas dotadas por esses dons vivem em constante batalha para proteger a humanidade.

"De uma forma estranha, sempre me achei diferente das outras pessoas, nem melhor nem pior, mas intrinsecamente diferente. Porém, nem isso me fazia acreditar que coisas extraordinárias pudessem acontecer comigo, até a chegada do inverno." pg. 03 

As primeiras páginas do livro foram normais para mim, uma jovem cheia de traumas que é insegura e chorona. Não, Kôra não é chata, ela apenas chora demais rs... mas a cada página virada a coisa ia melhorando, confesso que achei um tanto boba a raiva de Kôra por ter sido molhada, afinal de contas essas coisas acontecem, não é motivo para tanto drama. Mas depois, quando as coisas engrenaram e começaram mesmo a acontecer eu grudei no livro, e fiquei muito contente em descobrir um mundo absolutamente novo e incrível. E feliz principalmente por Ana Flávia Abreu conduzir com sabedoria cada capitulo. 
Tudo foi muito bem pensado, inclusive os nomes dos personagens, no começo eu me perguntava "Porque será que Ana Flávia escolheu tantos nomes estranhos?" Mas depois entendi o que cada nome significava, e fez todo o sentido. (não vou explicar os significados porque acabaria revelando coisas desnecessárias). As descrições dos lugares são muito boas, e eu conseguia imaginar cada detalhe, como um filme em minha cabeça. A clareira onde Herodes se refugia é um ótimo exemplo, me pareceu um lugar totalmente lindo e intocado.
o livro é narrado em primeira pessoa, então vemos tudo pelo olhar de Kôra, os personagens são super fofos, amei a família de Kôra, são tão amáveis e unidos. Suas amigas também são ótimas, sempre presentes e divertidas.
A leitura fluiu super bem, a diagramação e revisão são ótimas, pouquíssimos erros passaram. A capa é muito bonita, o olho em chamas é totalmente condizente com a história, eu amei.
O final, tem final rs... ficam pontas soltas, pois se trata de uma série (ou trilogia, preciso confirmar). Mas não ao ponto de ficarmos irritados por ter que esperar o próximo volume. E tem um trechinho do inicio do segundo livro, que eu curiosa li! E fiquei muito interessada pela continuação. 
É uma super mistura de romance, magia e aventura, tudo desenvolvido com habilidade. 
Indico para todos, e aguardo ansiosamente o segundo volume: Kôra – E a Masmorra de Atro   ;)

Mais informações sobre o livro no site: http://www.mundokora.com.br/ 



Beijocas  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti