4 de março de 2011

Feios: Scott Westerfeld

Editora: Galera
Autor: Scott Westerfeld
Número de páginas: 415

"Em um mundo de extrema perfeição, o normal é feio."

Em um mundo moderno, as pessoas são divididas em Feios e Perfeitos. 
Tally Youngblod é Feia, e não vê a hora de completar 16 anos e se tornar perfeita. Seu amigo Peris acaba de se mudar para Nova Perfeição, ele completou 16 anos e passou pela cirurgia transformadora. Tally ainda vive em Vila Feia, e conta os minutos para sua cirurgia. 
Após uma visita, não autorizada, a Peris, e depois de disparar "acidentalmente" o alarme de incêndio Tally se esconde em uma floresta, para não ser pega pelos guardas Perfeitos. É ai que Tally conhece Shay, uma Feia aventureira que ao contrário de Tally, não esta nem um pouco ansiosa para se tornar Perfeita.
As duas se tornam grandes amigas, e Shay ensina truques e mostra lugares incríveis para Tally, elas passam o tempo burlando as regras e se divertindo.
Shay não se acha feia, ela gosta de seu corpo magrelo exatamente como ele é, e tenta fazer Tally enxergar assim.
Então uma semana antes de Shay e Tally completarem 16 anos, Shay decide fugir para Fumaça um lugar secreto, no meio das ruínas dos Enferrujados, onde todos aqueles Feios que não desejam se tornar Perfeitos vão. Mas antes de partir Shay deixa instruções para que Tally se junte a ela caso mude de idéia. Tally não quer nem pensar nisso, ela anseia se tornar Perfeita e se juntar a Peris, nas festas badaladas na mansão dos Perfeitos. Ela mal pode esperar o momento em que todos a olharão com admiração, e ela terá traços milimétricamente pensados e moldados.
Porém no dia de sua grande cirurgia algo estranho acontece, e Tally se vê obrigada a ir até Shay, e traze-la de volta, ela só não imaginava o que encontraria por lá.

"Não há beleza perfeita que não contenha algo de estranho em suas proporções." Francis Bacon

Eu paro por aqui, não quero de maneira nenhuma que vocês saibam mais do que é preciso antes de ler o livro.
Esse livro superou todas as minhas expectativas, não é um livro comum, a critica a sociedade subentendida na história é certeira. Afinal de contas não vivemos mesmo em uma sociedade, onde o padrão de beleza tem sempre que ser o mesmo? Alta, magra, seios fartos etc? Quem nunca quis fazer uma cirurgia para mudar qualquer coisa no corpo? o/
Tally é uma ótima protagonista, seu amadurecimento ao longo do livro é inspirador. Adoro protagonistas assim, mesmo tendo obviamente um lado sensível, ela não fica se lamentando pelos cantos. Torci muito por ela, e fiquei  tensa com o segredo que ela precisa manter.
Me apaixonei por todos os personagens.
A narrativa é fantástica, ágil. O livro é divido em três partes: "Tornando-se Perfeita", "A Fumaça" e "No Fogo". A partir da segunda parte, a ação realmente começa e se torna quase impossível abandonar a leitura.
Scott Westerfeld criou um mundo repleto de carros e pranchas voadoras, pílulas para escovar os dentes, comidas desidratadas, um mundo onde escrever a mão é totalmente inútil, e eles não fazem a menor idéia do que seja um helicóptero ou uma boneca Barbie.
Necessito com urgência do segundo livro, Perfeitos.
Super recomendo, e se você ainda não leu, não perca mais tempo.


Beijocas ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti