Título original: The Silent Patient
Autor: Alex Michaelides
Editora: Record
Número de páginas: 350
⭐️⭐️⭐️⭐️
Sinopse: Alicia Berenson escreve um diário para colocar suas ideias em ordem. Ele é tanto uma válvula de escape quanto uma forma de provar ao seu adorado marido que está bem. Ela não consegue suportar conviver com a ideia de que está deixando Gabriel preocupado, de que está lhe causando algum mal. Alicia Berenson tinha 33 anos quando matou seu marido com cinco tiros. E nunca mais disse uma palavra. O psicoterapeuta forense Theo Faber está convencido de que é capaz de tratar Alicia, depois de tantos outros falharem. E, se ela falar, ele será capaz de ouvir a verdade?
Alicia Berenson é uma famosa artista que é encontrada ao lado do corpo de seu marido, e consequentemente condenada por seu assassinato. Como se recusa a falar qualquer palavra, ela é enviada a uma instituição psiquiátrica. Alicia torna-se completamente muda, o que atrai o interesse de diversos estudiosos e investigadores.
Theo Faber é um psicoterapeuta que está bastante interessado no caso de Alicia. Ele acredita que pode ajudá-la a falar novamente, e consegue um emprego na instituição onde ela se encontra.
A paciente silenciosa foi uma leitura bastante agradável, falei o menos possível na sinopse, pra não entregar nada e estragar a experiência de leitura.
A narrativa é dividida em primeira pessoa pelo ponto de vista de Theo, e por trechos importantes do diário de Alicia. Amo esse tipo de narração, assim consigo ter uma visão geral dos acontecimentos. O autor faz questão de nos confundir, começando com um trecho do diário e Alicia, onde ela declara o amor ao marido e conta detalhes do relacionamento dos dois, para em seguida - pela narrativa de Theo - vermos o quão brutal foi o assassinato.
Por não ser um livro de investigação criminal, visto que Alicia já foi condenada, o foco se dá no conteúdo psicológico. Provando que alguns traumas podem destruir vidas. Além disso, o autor não se prende a descrições detalhadas e os capítulos são bem curtos, o que torna o ritmo de leitura mais fluido e ágil.
Não me surpreendi com o final, pois já tinha percebido grande parte dos desdobramentos. Mas, mesmo assim gostei como tudo ficou muito amarradinho e bem explicado. Já quero ler outros livros do autor.
Uma ótima pedida pra quem quer começar no gênero. Recomendo.
Que livro você está lendo agora?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigada pelo seu comentário! ;)