13 de setembro de 2014

Se eu ficar - Gayle Forman

Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 189
Avaliação: 

Mia tem 17 anos e é uma violoncelista talentosa, com um futuro brilhante. Além disso, Mia possui uma família amorosa, uma melhor amiga incrível e um namorado extremamente apaixonado, com quem ela quer passar todos os seus dias.

Em uma manhã de fevereiro, Mia sai com seus pais e seu irmão mais novo - Teddy - para um passeio de carro, mas infelizmente eles sofrem um grave acidente de carro. A garota então passa a observar toda a cena após acidente, até o momento em que vê seu próprio corpo estendido no chão. Mia não entende o que está acontecendo, mas nas próximas horas, terá que tomar a decisão mais importante de sua vida, e a dúvida a consome: Ficar ou desistir?

Às vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você.
Quando soube do lançamento de Se eu ficar, minha animação foi imensa. Eu já conhecia a história por ter lido algumas resenhas (o livro foi lançado anteriormente, pela Rocco), e estava doida para ter o livro em mãos. Logo em seguida eu soube que o livro seria adaptado e o trailer conseguiu me deixar com lágrimas nos olhos (o que é uma trilha sonora né?). Então, logo que retornei da Bienal, comecei a leitura.

Gayle Forman tem uma escrita leve, que torna a leitura muito tranquila. Através de flahsbacks, ela vai nos apresentando a vida de Mia, seu relacionamento com a família, com seu namorado Adam e com a música. E tudo isso intercalado com o presente.

Mia está no hospital e consegue observar tudo o que acontece à sua volta. De inicio a trama não conseguiu me envolver totalmente, não consegui me conectar com Mia, mesmo entendendo sua dor. Demorou alguns capítulos para que eu finalmente me ligasse à ela, e sentisse seu drama verdadeiramente, quando isso aconteceu, foi como se ela fosse uma grande amiga. Me compadeci também dos amigos e familiares de Mia, foi triste acompanhar as 24 horas do livro. Os avós de Mia, sua melhor amiga Kim e Adam fizeram grande diferença na história.

Não estou certa de que este é o mundo ao qual pertenço. Não tenho certeza se quero acordar.

Se eu ficar se foca nos conflitos de Mia, e não apenas naquele momento, onde ela decide se luta para viver ou se desiste e parte. A trama mostra que apesar de ter uma vida muito boa, Mia passa pelos mesmos problemas que muitos jovens de sua idade, seu relacionamento amoroso tem um bom destaque. Mia é absolutamente crível, humana.

Percebo agora que morrer é fácil. Viver é que é difícil. 

A leitura me agradou muito, em diversas partes fiquei bastante emocionada, mas acho que Gayle Forman poderia ter explorado mais a trama. As 189 páginas foram poucas, tamanha era a grandeza da história. Eu leria mais umas 100 páginas tranquilamente, fiquei um pouco decepcionada por isso. Mas nada que me impeça de recomendar a leitura para vocês, só é melhor não ir com tanta sede ao pote.

Se eu ficar tem uma continuação - Para onde ela foi, cujo primeiro capitulo se encontra ao final do livro. Confesso que achei melhor nem lê-lo ainda, pois possivelmente eu não iria conseguir ler apenas o primeiro capitulo, risos. Além disso, a Novo Conceito incluiu entrevistas realizadas pela própria autora, com os atores que interpretam Mia e Adam nos cinemas. Vale a pena adquirir essa edição, está muito linda!

Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha.

O filme estreou no dia 04 de setembro, e estou MUITO ansiosa para assisti-lo. E vocês, o que acharam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti