11 de setembro de 2014

Divagando: Como eu me organizo - Parte 1

Desde o dia 07 de janeiro de 2014 meu marido e eu trocamos de funções. Eu trabalho fora, ele trabalha em casa. No inicio foi assustador, Diego sempre sustentou a casa sozinho, e eu sempre cuidei de todos os afazeres domésticos, com o maior prazer. Mas ai vem a vida e nos dá uma rasteira, e Deus mostra que quem comanda tudo é Ele mesmo, não adianta reclamar ou querer fazer diferente. Sendo assim, depois daquela terrível adaptação, e a insegurança financeira, as coisas começaram a fazer sentido. Não, não temos mais o mesmo poder aquisitivo de antes, passamos BEM longe disso, com certeza, mas sem dúvidas vivemos hoje muito mais felizes, unidos e gratos por tudo o que Deus tem feito.

Parece até estranho dizer que é grata por passar por algumas situações difíceis, mas nós somos de verdade. A dificuldade fez com que nossa união se solidificasse, com que ficassemos ainda mais próximos. E se eu sempre fui completamente apaixonada pelo meu marido, hoje sou 10 vezes mais.

Bom, mas o post de hoje não é para falar sobre como meu marido é maravilhoso, risos. O post de hoje é para contar para vocês como eu tenho me organizado, como tem sido a nossa rotina. Eu acompanho a Thais Godinho, do blog Vida Organizada, desde antes de ela ter esse blog. E ela sempre foi referência de pessoa organizada para mim. A maneira como ela cuida de cada área da vida dela é simplesmente invejável. Estou longe de ser como ela, mas tem algumas coisas que eu costumo seguir, e dão muito certo.

Por exemplo, a limpeza da casa é algo que eu faço questão de que sempre esteja 100%. Ok, às vezes não fica exatamente como eu quero, mas minha mania por limpeza não me deixa ficar tranquila, então estou seguindo a seguinte rotina (peguei neste post da Thais):

Cronograma diário
  • arrumar a cama
  • lavar a louça
  • trocar as lixeiras
  • limpar a pia do banheiro
  • limpar a pia da cozinha
  • recolher o que está fora do lugar
  • separar a roupa suja
  • cuidar da correspondência
  • varrer o chão da cozinha
  • preparar uma refeição (esse eu sempre pulo, pois nunca cozinho em casa, Diego é o responsável por isso)
  • limpar o balcão da cozinha
  • destralhar a casa durante 15 minutos

Essa listinha eu sigo à risca, só quando não tenho tempo mesmo que acabo pulando alguns itens. A Thais Godinho também sugere uma listinha para organizar a semana, vou colocar aqui também, e vou comentando em itálico o que eu realmente faço, ou não.

Segunda-feira
  • jogar fora alimentos vencidos (inclusive os que estão na geladeira)
  • fazer uma lista de compras para a próxima ida ao supermercado - Só faço a lista no dia em que vamos ao supermercado mesmo, o que não é muito eficiente, mas sempre esqueço desse detalhe.
  • ir ao mercado - Não tenho um dia certo, vou sempre que precisa, mas uma vez por semana.
  • cuidar das plantas - Não tenho plantas hehehe.
  • uma hora para abençoar o lar

Terça-feira
  • colocar o lixo para fora - Aqui o lixeiro passa todos os dias, então sempre coloco.
  • varrer a sala e os banheiros
  • passar um pano úmido no chão da cozinha, da sala e dos banheiros
  • tirar o pó da mesa do computador
  • trocar as toalhas de rosto do banheiro

Quarta-feira
  • varrer os quartos
  • passar um pano úmido no chão dos quartos
  • colocar roupa para lavar
  • passar um pano limpo na porta da geladeira - sempre esqueço desse!
  • tirar a tralha de cima dos balcões da cozinha

Quinta-feira
  • sacudir os tapetes e bater os capachos
  • limpar a área de serviço
  • limpar os banheiros
  • resolver pendências financeiras na rua (depósitos, saques etc) - Para isso não tenho um dia fixo, e quem cuida dessa parte é o Diego.

Sexta-feira
  • trocar a roupa de cama
  • trocar as toalhas de banho
  • trocar as toalhas de rosto do banheiro

Sábado
  • tirar o pó dos móveis
  • varrer a casa inteira - na verdade, nesse dia eu faço a faxina MESMO, aquela pesada
  • colocar roupa para lavar

Domingo
De domingo não faço absolutamente nada, então todos esses itens passam para a segunda-feira.
  • limpar dentro do microondas
  • limpar o fogão
  • passar aspirador pela casa
  • definir cardápio semanal

Em relação à casa, é basicamente isso. Preciso só me organizar para ter um dia para passar roupas, eu sempre me perco e acabo acumulando as roupas, e quando vou passar tem aquele monte. O que me desanima na hora.  

Mas, eu também cuido do blog, que apesar de ainda não me render o que eu gostaria, eu faço questão de levar a sério, e tenho tentado ser mais presente ainda. Não estou conseguindo totalmente, pois trabalho das 13h30 às 21h, depois vou para a academia, das 21h às 22:30. Quando chego em casa quero comer, tomar banho, paparicar o meu marido e ler. Você deve pensar, "mas você tem toda a parte da manhã livre Juh". Sim, eu tenho, mas quem disse que eu consigo levantar antes das 9h? Durmo bem tarde, pois esse é o horário que eu mais gosto de curtir o meu marido e ler, então acordar cedinho fica difícil. Ai, quando acordo, tem toda a rotina de cuidar da casa, quando vejo já é 12h e não dá mais para fazer quase nada.

A Thais lançou um livro sobre esse tema, eu ainda não comprei, mas quero muito. Se chama "Vida Organizada" e foi lançado pela Editora Gente. Se alguém se interessar em comprar, é só clicar AQUI. (não, esse post não é publieditorial hahha)
Idioma: português
Encadernação: Brochura
Edição:
Ano de Lançamento: 2014
Número de páginas: 224
                                                                                      O livro aborda a organização da casa, do trabalho e de todos os itens fundamentais para deixar o dia a dia mais tranquilo e, principalmente, para que o leitor possa ter muito mais tempo para a família e o lazer.


Em breve farei a parte 2 desse vídeo, dessa vez contando sobre a rotina do blog. Vou só realmente colocar a casa em ordem, e volto para contar para vocês como ficou. Mas agora me contem, como é a rotina de vocês?


PS: Não esqueçam da Pesquisa de Opinião que está rolando, vou adorar se vocês puderem responder! Para responder é só clicar AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti