13 de agosto de 2014

Proposta Inconveniente - Patricia Cabot

Autor: Patricia Cabot
Editora: Record
Número de páginas: 349
Avaliação: 
Apaixonada pelo capitão Connor Drake, Payton sonha em ser capitã de seu próprio navio. Ela cresceu desejando essa profissão exclusivamente masculina, mas agora deve abdicar disso tudo para conseguir um bom marido. O problema é que Connor só percebe seus sentimentos por Payton na véspera de seu casamento com outra. Quando o barco dos noivos parte rumo às Bahamas, ele é atacado e resta a Payton se infiltrar num navio pirata para salvar a vida do seu amado. A coragem une os dois, e o resgate pode gerar mais frutos do que ela imaginou. (Skoob

O ano é 1830, e a protagonista Payton Dixon está prestes a completar dezenove anos. Imagina-se que ela deva ser uma mocinha comportada, acostumada a usar espartilhos e a toda a doçura das damas da época, mas bem, não é assim. Payton cresceu no mar, a bordo dos navios da família, cercada por homens, e se vestindo como eles. Seu linguajar não é nada delicado, e seu maior sonho é capitã de seu próprio navio, e de preferência que seja o "Constant"

Seu comportamento não é o habitual, mas sendo a única garota entre quatro irmãos, fica difícil ser diferente. Só que Payton está na idade de se casar, e precisa se vestir - e se comportar - como uma dama. O problema é que a garota não quer encontrar um par, ela é completamente apaixonada pelo capitão Connor Drake, um grande amigo da família, que trabalha para o seu pai, e está de casamento marcado. Connor Drake nunca conseguiu ver Payton como mulher, para ele ela é como uma irmãzinha, apenas uma criança. Isso muda quando ele vê Payton vestida como uma dama, com direito a espartilho - na noite anterior ao seu casamento.

"O charme de Payton estava na sua atitude, na confiança com que se portava, na força graciosa de cada movimento, na incapacidade de ocultar os sentimentos, na transparência de suas emoções através daqueles imensos olhos castanhos..."

Eu amo os livros da Meg como Patricia, acho as histórias lindíssimas e repletas do melhor romance. Apesar de ter gostado de Proposta Inconveniente, me decepcionei um pouco com a trama.

O enredo é muito divertido, temos PIRATAS! Eu amo história de piratas, sempre me empolgo com elas. Combates em navios, embarcações furadas, naufrágios e tudo mais me fascinam, e Proposta Inconveniente tem bastante disso. Em determinada situação, o navio Constant é atacado e Payton precisa se disfarçar para salvar a vida de Drake (não vou entrar em detalhes, pois seriam spoilers).

A ação me convenceu, salvo uma situação ou outra, tudo fez sentido. O que me deixou desapontada foi justamente o romance, não consegui me conectar com Drake e Payton, da forma como sempre me conectei com os casais dos outros livros de Cabot que já li. Drake nunca deu bola para Payton, e de repente, apenas por causa de um espartilho apertado, ele se descobre apaixonado por ela. Foi rápido demais para mim, eu gostaria de um desenvolvimento maior. Sem contar que existem muitas cenas sensuais, totalmente explícitas, que pareceram um pouco sem sentido. De garota sem experiência nenhuma, Payton se torna praticamente uma expert no assunto, em pouquíssimos dias. Faltou romantismo, achei um tanto forçado.

Por sorte, Cabot é uma escritora maravilhosa, e mesmo esse detalhe não impediu que eu curtisse a leitura. A narrativa em terceira pessoa, mescla o ponto de vista de Payton e Drake. Os personagens me agradaram bastante, os três irmãos mais velhos de Payton, e sua cunhada, deram um toque ainda mais divertido à história. Algumas cenas foram pouco trabalhadas, e outras certamente poderiam ter sido cortadas, mas no geral o livro deu certo. 

Proposta Inconveniente não é o meu livro preferido de Cabot (o meu preferido é Aprendendo a Seduzir ), mas valeu a pena a leitura. Se você curte o gênero, é uma boa pedida.  

Livros da autora com o pseudônimo Patricia Cabot (clique nos links para ler as resenhas):
1. A Rosa do Inverno 
3. Proposta Inconveniente.
4. Um pequeno Escândalo - (ainda não lançado no Brasil)
8. The Christmas Captive (ainda não lançado no Brasil)
9. Liberte o meu coração (Assinado como Meg Cabot e Mia Termopholis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti