23 de junho de 2014

Um longo caminho para casa - Danielle Steel

Título Original:  Um longo caminho para casa
 Autor: Danielle Steel
Número de páginas: 368
Editora: Record
ISBN: 850105304X
Ano: 1999
Nota:  
 
Sinopse: Aos sete anos de idade, Gabriella Harrison se sente um estorvo na vida dos pais. Ela acredita, segundo lhe dizem, que é a culpada pelo rancor da mãe e pelo fracasso de seu pai ao tentar protegê-la. Seu mundo é uma mistura confusa de terror, traição e dor. Quando resolve se tornar freira, uma grande reviravolta está prestes a acontecer. Gabriella se envolve com um padre e se vê novamente numa situação de conflito e sofrimento. Após uma terrível tragédia que os envolve, a jovem vai para Nova York e, como única forma de se recuperar e se sentir definitivamente liberta dos traumas e problemas que a assombram, decide encarar o passado de frente.  
 
 
Quem nunca leu um livro de Danielle Steel? Eu, particularmente, adoro! Li muitos livros dela, gostei da maioria e não sei como ainda não tinha lido esse.
 
O livro conta a história de Gabriella, uma criança que apanha da mãe, que sente ciúmes dela com o pai, que acha que após o seu nascimento, o relacionamento dos dois mudou. Gabriella apanha muito e o tempo todo. Tem ossos quebrados, pele rasgada. E o pai, é omisso. Vê os espancamentos, presencia vários deles, mas se silencia. Não faz nada para ajudá-la, porque de uma certa forma, também sente medo da esposa.
 
"(...) Também sabia que, de alguma maneira, ela deveria ter causado a frieza que havia entre os dois e, embora a mãe nunca mencionasse seu nome quando brigava com o pai, sabia que, de um jeito ou de outro, era culpada por tudo o que se passava entre eles. Com frequência a mãe dizia que todos os seus problemas se deviam a Gabriella, e esta agora aceitava isso, além das surras, como sua sina".
 
Não fosse a violência física, ainda tem a parte psicológica. Gabriella passa a se sentir culpada. Acha que a mãe a agride porque ela não se comporta, não se porta bem, acha que é uma menina má. É triste e traz muitos questionamentos, muita reflexão.
 
E a vida de Gabriella não melhora com o tempo. Mesmo após a mãe tê-la abandonado em um convento, ela ainda vai sofrer muito. Vai receber inúmeros golpes, ainda piores que os vividos na infância. 
 
"Muito cedo Gabriella compreendera o que era importante e o que não era. O amor representava tudo para ela. Sonhava com ele, e sobre ele, pensava e escrevia. O amor era o que lhe havia escapado completamente na vida". 
 
 
O livro é chocante, traz revolta, me fez ir às lágrimas em muitos momentos. Faz a gente pensar o que leva uma pessoa a agir de forma violenta com uma criança. O que faz uma pessoa tornar uma criança "saco de pancadas" e culpá-la por suas frustrações.
 
Danielle Steel é a rainha do drama, e esse livro não é diferente. O livro é antigo, de 1999, mas o tema é muito atual. Tem muito a ver com a realidade de muitas crianças. É carregado de emoção. É forte, impactante. Se você gosta do estilo, recomendo muito!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti