18 de fevereiro de 2014

Filme: The Spectacular Now

Título Original: The Spectacular Now
Lançamento: 2013 (Ainda não lançado no Brasil)

Direção: James Ponsoldt
Elenco: Miles Teller, Shaillene Woodley, Brie Larson
Gênero: Drama, Comédia 

Sinopse: Sutter Keely (Miles Teller) leva uma vida despreocupada. Ele nunca terminou os estudos, adora festas e álcool, e troca frequentemente de namorada. Quando é rejeitado por uma de suas pretendentes, ele se embebeda e acorda em um gramado ao lado de Aimee Finicky (Shailene Woodley). Nasce uma relação improvável entre esta garota solitária, fã de ficção científica, e o homem que vive apenas no tempo presente.

Eu fiquei realmente surpresa quando descobri sobre The Spectacular Now, adaptação de um livro jovem adulto que ganhou prêmios e possui a Shaillene Woodley no elenco, fiquei realmente surpresa por nunca ter sequer ouvido falar sobre o filme - ou sobre o livro. O que só piorou quando assisti ao trailer e percebi que a estória possuía esse tom agridoce que eu tanto gosto, uma mistura de comédia, romance e drama. E The Spectacular Now cumpriu minhas expectativas, uma estória sobre adolescentes reais, que apesar de tudo ainda são humanos e possuem problemas e dramas, mas sem nunca deixarem de ser adolescentes.

Sutter Keely (Miles Teller) não está preocupado com nada mais além de viver a vida e o agora, vivendo de bebidas e festas, a sua vida começa a mudar quando termina o seu namora com a sua ex perfeita namorada. Depois de beber para afogar as mágoas ele acaba sendo acordado no quintal de uma casa por Aimee (Shailene Woodley), uma garota quieta de sua escola que ele nunca tinha sequer notado. Determinado a trazer um pouco de emoção para vida da garota, Sutter acaba aprendendo com ela a encarar as coisas de uma forma diferente.

O filme é, sem a menor dúvida, uma estória sobre adolescentes e, principalmente, os desafios dessa parte da vida, o que fica claro na visão de mundo do seu protagonista. Sutter acredita fielmente que essa é a melhor época de sua vida e não quer crescer, não quer planejar e nem sequer cogitar o futuro. O fato é que esse é um momento assustador, quando você se vê tendo que encarar a vida de uma forma completamente diferente, quando você é obrigado a crescer e tomar decisões, quando você deixa de ser um adolescente e se torna um adulto. É nesse momento que você tem que olhar seus sonhos e planos e decidir se vai persistir neles ou desistir. Sendo assim, o medo é uma parte inegável dessa experiência e por ter estado na mesma situação há muito pouco tempo, fiquei muito satisfeita pela forma crível com que trataram esse momento da vida e todas as inseguranças provenientes dele.

Mas os personagens ainda são jovens e por mais que esse lado mais sério seja abordo, nós ainda temos todas as características dessa época da vida. Eles se divertem, vão a festas, bebem, se apaixonam, comentem burradas e todas as outras coisas. Mas o importante é que não ficam presos aos estereótipos que parecem seguir os adolescentes em todos os filmes dos últimos tempos. Em The Spectacular Now eles não são superficiais e muito menos moldados em fôrmas clichês como a do popular, a do nerd, entre outras. Os jovens aqui são, como já disse, pessoas reais com sentimentos, dramas e problemas e o que é mais comum na vida do que problema familiares?

O filme não é um drama, mas tem seus momentos dramáticos muito bem dosados com os outros elementos principais da estória que são a comédia e o romance. E, sem a menor dúvida, é na relação familiar dos dois principais personagens que reside a maior de carga de drama da estória. Gostei muito da forma como foram abordados esses conflitos, de maneira realista e muitas vezes crua, mas, ao mesmo tempo, tocante. É interessante perceber também como esses problemas tiveram consequências em outros aspectos da vida dos personagens, principalmente do protagonista.

Sutter é um personagem difícil e complexo, esconde sua fragilidade atrás do álcool e de um bom humor quase exagerado, e o Miles Teller fez um ótimo trabalho o representando. Só tinha visto o ator em comédias escrachadas e fiquei surpreendida pela profundidade que ele deu a seu personagem e pela maneira pela qual ele consegue comover o telespectador. Foi com certeza uma grande e bem vinda surpresa.
Apesar da Shaillene Woodley ser a protagonista de dois dos meus filmes mais esperados do ano - A Culpa É Das Estrelas e Divergente - eu nunca tinha visto ela atuando e sou um pouco suspeita para julgar seu trabalho. O fato é que não sei muito bem se gostei ou não da Aimee, apesar de admirar algumas das suas crenças e me relacionar com seu amor por livros, não consegui gostar das ações da personagem. Só não posso dizer se não gostei da Aimee por causa do personagem ou por causa da atuação da Shaillene Woodley, preciso vê-las em outros trabalhos para afirmar com certeza.

É realmente uma pena que eu não tenha descoberto The Spectacular Now antes, queria ter tido a oportunidade de ler o livro antes e até mesmo de ter assistido ao filme antes. Um estória adolescente que não subestima seus próprios personagens, que diverte e comove, e que me lembrou demais de As Vantagens de Ser Invisível e das estórias do meu amado John Green. Espero sinceramente seja lançado logo no país, é um filme que vale a penar ser visto.


PS: Tem algo de muito estranho acontecendo entre a Shaillene Woodley e o elenco masculino de Divergente, ela namora seu irmão em um filme e o seu inimigo em outro, A Culpa É Das Estrelas e The Spectacular Now, respetivamente. Foi difícil assistir as primeiras cenas do casal nesse filme, eu simplesmente pensava: não, isso é tão errado, você odeia ele! E isso porque Divergente ainda nem foi lançado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti