3 de maio de 2013

Um Certo Verão - David Baldacci

Autor: David Baldacci
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 271
Avaliação:
(Skoob)

Jack Armstrong é completamente apaixonado pela esposa e pelos três filhos, eles se conheceram no colégio e ficaram juntos desde então. Depois de passar vários anos no Exército ele finalmente vai poder passar mais tempo com sua família, e talvez recuperar o tempo perdido na guerra. No entanto ele é acometido por uma doença incurável que lhe dá poucos meses de vida. Jack está devastado, mas entende que precisa se despedir daqueles que ama. Sua esposa Lizzie não aceita perdê-lo, e mesmo sabendo que o marido tem pouco tempo de vida ela costuma fazer planos para o futuro, inclusive levar o marido e as crianças para conhecer o Palácio, a casa onde viveu na infância e que nunca mais voltou após uma tragédia.

Para a surpresa de todos Lizzie sofre um acidente fatal na véspera de natal, sem a mãe e com o pai em estado terminal, as crianças são encaminhadas, separadas, para a casa de parentes. Jack é internado em um asilo, a fim de ter assistência em seus últimos dias. Entretanto, Jack começa a melhorar milagrosamente e tirando forças de onde não existem ele decide que vai juntar sua família novamente.

Meses depois Jack consegue ter os filhos de volta e decide passar o verão com eles na casa onde sua esposa viveu quando era criança. O problema é que Jack não sabe exatamente com restaurar sua família, ele ainda não superou a morte de Lizzie, e mesmo que acredite estar curado, essa não é a opinião de todas as pessoas.


“Como começar de novo quando o amor de sua vida se foi?”.
***

O que eu relatei acima não é um spoiler, já que está escrito na sinopse, e é o começo do livro. Talvez não saber exatamente do que se tratava teria sido mais impactante, mas no meu caso foi a sinopse chocante e a capa lindíssima que me conquistaram quase que imediatamente. 

Fiquei encantada com a narrativa de David Baldacci, nunca havia lido nada do autor, e me surpreendi com a leveza e desenvoltura. Os personagens são críveis e bem construídos, o autor conseguiu transmitir uma porção de sentimentos li o livro todo em poucas horas. Apesar de inicialmente me lembrar os livros do Sparks, bastaram poucas páginas para que as diferenças ficassem evidentes. Baldacci é menos dramático, ainda que a história seja triste. 

Jack é um personagem cativante, ele não entende como, mas sabe que teve uma segunda chance com seus filhos e está disposto a não perdê-la. Ele é extremamente jovem, tem apenas 35 anos e perder a esposa, que ele descreve sempre como sua alma gêmea, o abalou profundamente. Sua filha mais velha, Mikki, tem quinze anos e está passando por uma fase complicada em sua vida, a sucessão de tragédias não facilita em nada. Os conflitos entre os dois são bem descritos e eu pude entender os dois lados e lamentar pelos dois, torcendo por um final feliz. 

O livro é emocionante, e tocou meu coração. Não chorei, mas a história ficou gravada em minha memória, eu sempre me envolvo em livros assim, fico pensando como seria se fosse comigo. Então eu sofro junto com o protagonista, já que pensar em perder o meu marido é algo que acaba comigo.

Foi fácil visualizar os cenários e imaginar a trama como um filme, e eu adoraria que isso acontecesse. Destaque para Sammy e Liam, personagens que amei desde a primeira cena e para alguns outros que detestei de imediato, para logo depois me colocar no lugar deles e entender suas razões. A história tem um toque de romance também, que deu leveza à trama. 

Um Certo Verão mostra a força do amor, o quanto ele pode ser restaurador, o quanto um pouco de esperança pode transformar vidas e situações e o quanto a amizade é importante para termos um suporte e seguirmos em frente. David Baldacci soube dosar o drama, o romance e algumas doses leves de humor, fazendo uma mistura equilibrada que mexeu comigo. Recomendado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti