21 de maio de 2012

A última Princesa - Fábio Yabu

Autor: Fábio Yabu                           
Editora: Galera Record
Número de páginas: 111
Avaliação: 

Em um lindo reino viviam o Rei, a Rainha e a Princesa e sua irmã mais nova, a Princesinha. As duas princesas sempre se deram muito bem, e passavam a maior parte do tempo em um lindo jardim, criado para que elas brincassem em segurança. 
A Princesa sempre adorou lidar com as plantas, seu melhor ajudante era Gamba, um dos serviçais do castelo. Porém, em um certo dia a Princesa descobriu algo terrível, seu amigo Gamba não era apenas um serviçal, ele era um escravo e devia obediência ao temível Barão, um homem mau que não hesitava em castigar seus escravos. Indignada a Princesa procurou seu pai e expôs a sua tristeza. O Rei disse que apesar de se entristecer como a filha, nada poderia fazer
O tempo passa e a Princesa casa-se com um bom homem, um General por quem ela se apaixona, o seu Príncipe Encantado. Mas, a Princesa não se esqueceu de seus amigos escravos, ela pede que o Rei liberte dez deles como presente de casamento, entre eles Gamba.
O Rei concede seu pedido, mas o Barão não fica nada satisfeito com a situação. A vida da Princesa então começa a passar por diversas situações de tristeza, até que ela e o marido são amaldiçoados e banidos do castelo que sempre foi seu lar.
A Princesa passa a morar em um castelo de cristal, e seu maior sonho é um dia voltar para o seu reino. No entanto, a única pessoa que parece capaz de ajudá-la é seu amigo Alberto, um excêntrico inventor que anseia criar uma "Ave de Rapina", uma máquina voadora capaz de levá-los de volta ao reino. Será que depois de tantos anos a Princesa conseguirá finalmente voltar para casa?

Fui atraída primeiramente pela capa lindíssima de A última Princesa e em seguida envolvida pela história tão bem contada.
A narrativa de Fábio Yabu é leve, fluída e agradável, li o livro em pouco tempo. A última Princesa não é apenas uma fábula encantada e doce, é muito mais. Fábio Yabu introduz personagens marcantes da história, como a Princesa Isabel e seu marido Conde D'Eu. Quem não se lembra da Lei Áurea? Sobre a libertação dos escravos que aprendemos na escola? Nossa linda Princesa é totalmente baseada na princesa Isabel. E o grande amigo da Princesa, Alberto, foi baseado em Santos Dummont. Fábio fez com que a história que aprendemos no colégio se tornasse um conto de fadas
Meu personagem preferido é com certeza Alberto, ele é um bom amigo, engraçado e extremamente sábio.

"- Sabe, Princesa... de certa forma, uma maldição é como uma invenção: para funcionar, você precisa acreditar nela." (Página 51)

Um fato curioso do livro é que a grande maioria dos personagens não possuem nomes, são apenas tratados por seus títulos: Rei, Rainha, Princesa, Princesinha e Barão. Com exceção do inventor Alberto e Gamba.
Os capítulos do livro são alternados em dois tempos: o passado da Princesa, quando ela ainda era uma criança e o seu presente, no palácio de cristal. Adorei esse recurso, ficou ainda mais interessante, as duas histórias vão se complementando.
Além da capa linda, o interior do livro é repleto de ilustrações igualmente bonitas. O projeto gráfico é extremamente caprichado
Minha única decepção foi com o final do livro, eu esperava algo mais grandioso e detalhado. Entretanto isso não quer dizer que não gostei, só esperava algo diferente. 
É importante salientar que A última Princesa é um livro infanto-juvenil, indicado para o público mais jovem. Recomendo para todos que querem uma leitura rápida e leve, mas repleta de conteúdo. 

Além de um site, o livro tem um booktrailer lindo, que contém algumas ilustrações do livro:

Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ;)

Juliana Sutti